2 dicas para evitar ficar chateado e aumentar o sucesso dos seus projetos

Você já percebeu que ficar chateado não resolve nada?  Sua paciência e capacidade de julgamento acabam sendo afetadas, e você perde produtividade. Erico Rocha conta o que ele faz para diminuir os momentos de chateação.

Quando você está chateado não dá para atingir o pico

É provável que você já tenha ido ao cinema acreditando que o filme seria ótimo, no entanto, depois de 2h, saiu pensando em quantas maneiras diferentes você poderia falar mal do filme para seus amigos. É por isso que você tem que aprender a controlar suas expectativas.

O que é expectativa?

A grande vilã da história é a expectativa, um sentimento que funciona como uma faca de dois gumes. As expectativas, sejam grandes ou pequenas, circulam a nossa vida constantemente. Se você planeja uma viagem, por exemplo, está criando expectativas específicas para aquele momento.

Imagine que o hotel que você escolheu para se hospedar tem uma ótima reputação. No entanto, quando você chega ao local, vê que o quarto não tem nada diferente do que um hotel bem mais barato teria. É provável que você fique chateado, e isso aconteceu porque você criou expectativas muito altas sobre aquilo.

CLIQUE e baixe o ebook!

Agora, imagine uma situação um pouco diferente. Você está indo para um hotel mais popular, então, já está preparado para encontrar um quarto menos equipado. Contudo, ao abrir a porta, você vê um quarto bonito e bem organizado.

O quarto do primeiro hotel, mais luxuoso, até pode ser melhor que o quarto do segundo hotel, mas você não ficará chateado em ter feito a reserva no hotel mais barato, pois foi lá que suas suas expectativas foram superadas.

Como ficamos chateados

Basicamente, ficamos chateados sempre que algo não atende nossas expectativas, e isso não acontece só com bens materiais. Erico Rocha conta que, durante um jantar, o seu filho, uma criança de dois anos, não se comportou da maneira que ele esperava, e por isso Erico ficou chateado. Infelizmente, não é possível escapar para sempre de chateações. Cedo ou tarde você terá que encarar suas expectativas, mas há uma maneira de reduzir o tempo que você fica chateado.

Erico já ficou bastante chateado em lançamentos, e os motivos são variados. Mais de uma vez, por exemplo, o servidor ficou fora do ar. Isso é o completo oposto do que qualquer pessoa que vai fazer um lançamento online espera. A sacada para diminuir os momentos de chateação é se desapegar daquilo que lhe traz o sentimento ruim.

Controlando as expectativas

Você conhece a história da armadilha de macacos? Na África, algumas tribos usam uma armadilha muito simples para capturar macacos. Basta escolher um vaso com uma boca bem estreita, depositar uma banana no mesmo, e amarrá-lo no tronco de uma árvore.

O macaco, bem curioso, tentará pegar a banana, que não sairá do vaso por conta da boca estreita. Sabe qual é a única coisa que o macaco precisa fazer para sair da armadilha? Soltar a banana. Se você achou que o macaco perdeu uma grande chance de escapar, saiba que é bem capaz de você ter feito o mesmo em algum momento de sua vida, a diferença é em sua mão estava um problema, e não uma banana.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Quando os servidores caem durante um lançamento não adianta ficar em frente ao computador, chateado, pensando: “Nossa, estou com problemas” ou “Por que isso aconteceu comigo”. Deu errado? Procure uma solução. Ficar remoendo o problema não ajuda. A melhor maneira de lidar com isso é respirar, seguir em frente e partir pra ação. O macaco, por exemplo, deu muito valor à banana, e acabou indo parar na panela.

Tente regular suas expectativas, seja com pessoas ou situações. Lembre-se que não há como esperar que os outros se comportem como você ou tenham um desempenho semelhante ao seu. A regra das 3 metas, por exemplo, pode ser muito útil para definir suas expectativas.

Se mesmo assim você ficar muito chateado ao ponto de não conseguir se concentrar, troque de ambiente, caso possível, por um período de 2h, e faça uma boa sequência de exercícios físicos durante uma parcela desse tempo. É muito provável que depois disso sua mente volte para o estado produtivo em que ela se encontrava antes.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “2 dicas para evitar ficar chateado e aumentar o sucesso dos seus projetos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *