Entenda o que é Curva ABC de Estoque e Saiba Como Utilizá-la

Entenda o que é Curva ABC de Estoque e Saiba Como Utilizá-la

Na hora de organizar seu estoque, até mesmo durante os processos de compra de fornecedores, você sabe quais são os produtos mais importantes para a sua empresa? Este conhecimento é crucial para garantir boas vendas! Se você não tem certeza, talvez você precise lançar mão de um recurso. O mais indicado é a curva ABC de estoque.

Conheça agora este método para categorizar seu estoque de maneira muito mais eficiente!

Curva ABC de estoque — o que é?

A curva ABC de estoque é uma maneira simples de direcionar como você deve organizar não só o armazenamento de seus produtos, mas também o fluxo de compra e as melhores opções de mix.

Ela é criada e apresentada como um gráfico ou uma planilha que indica, claramente, quais são os produtos mais vendidos e aqueles que não são muito procurados. Assim você pode ter a certeza de que está investindo de maneira correta ao adquirir um ou outro item em maior quantidade.

CLIQUE e baixe o ebook!

Isso evita não só o problema de produtos “encalhados”, mas também o gasto desnecessário e excessivo com itens que poderiam, simplesmente, ser retirados do catálogo.

Como fazer uma curva ABC de estoque

Para criar uma curva abc de estoque focada em seu negócio, você precisará de alguns dados como: mix de produtos completo, número de vendas dos itens em certo período e os preços.

Crie uma planilha com os seguintes dados em colunas:

  • • códigos;
  • • produtos;
  • • preço por produto (ordem descrescente);
  • • número de vendas no período estipulado (por item).

Gere uma coluna com o valor total de vendas, multiplicando o número de itens vendidos (individualmente) pelo preço dos mesmos.

Após esse passo, crie uma coluna de participação em porcentagem. Para isso você pode dividir o quanto faturou com os produtos separadamente pelo total do faturamento. Assim você saberá o quanto cada item interfere em seu valor total de vendas.

Adicione ao lado uma coluna de soma da participação, e preencha-a da seguinte maneira: peque a participação do primeiro produto e duplique. Depois some a do segundo a ela, e assim sucessivamente, sempre adicionando o número obtido ao do produto de cima.

Aplicando a curva ABC

Feito isso é hora de adicionar a curva ABC de fato.

Crie a coluna para ela. Tomando como base a soma da participação, classifique os produtos da seguinte maneira:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  1. 1. classe A: acima de 80%;
  2. 2. classe B: entre 15 e 80%;
  3. 3. classe C: até 5%

Os produtos A são os mais procurados, e não devem nunca faltar em estoque. Monitore a saída deles e sempre planeje com antecedência a reposição! Além de trazer muita receita, eles são o carro-chefe da sua loja.

Isso não significa, no entanto, que você deva tirar os produtos B e C do seu mix, pois eles aumentam a estabilidade das vendas e o ticket médio.

Gostou de saber mais sobre como trabalhar com seu estoque? Confira mais artigos como este no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *