Empowerment: Porque Você Deve Usar Este Conceito na sua Empresa

conheça o conceito de empowerment

Dar autonomia para os seus colaboradores tomarem decisão, reduzir a burocracia e horizontalizar a hierarquia da sua empresa são algumas das medidas contidas no conceito de empowerment.

Este termo em inglês, traduzido como empoderamento, representa um novo conceito de administração que estimula a participação dos colaboradores de maneira ativa nas decisões do negócio e é um bom vetor para que você possa transformar a sua empresa em um modelo autogerenciável.

Os benefícios do empowerment

Delegar poderes aos colaboradores do seu negócio é uma forma de motivá-los e envolvê-los nos processos e decisões da empresa. Com isso, eles passam a procurar soluções e para melhorar os rumos da empresa e sentem que estão colaborando com o crescimento do negócio.

Usando esta metodologia é possível desenvolver a liderança dos colaboradores e reduzir a rotatividade de talentos no seu negócio. Isso acontece porque ao desenvolver tarefas com autonomia, os seus colaboradores sentem-se mais satisfeitos com a empresa.

Outra habilidade estimulada por esta forma de trabalho é a do intraempreendedorismo. Com colaboradores sentindo-se mais livres para propor inovações e novos métodos de trabalho, a sua empresa ganha competitividade frente à concorrência e tem mais chances de se destacar no mercado.

Como funciona esta metodologia

O empowerment funciona com base em quatro pilares: poder, liderança, motivação e desenvolvimento. É preciso que estes fatores estejam bem alinhados e façam parte da cultura da empresa. Confira o conceito de cada uma.

Poder

Esta base consiste em dar autonomia para os colaboradores tomarem decisões e ganharem mais responsabilidades. Isso demonstra confiança na sua equipe e mostra que você dá importância para as pessoas.

Motivação

Reconhecer o desempenho, recompensar bons resultados e festejar o alcance de metas são algumas medidas que aumentam a motivação da equipe e incentivam a sua produtividade contínua.

Desenvolvimento

Dar recursos para a capacitação profissional contínua e desenvolvimento pessoal. Isso significa investir em treinamento contínuo, dar oportunidades de crescimento dentro da empresa, essas medidas são eficazes para reter talentos na organização.

Liderança

Orientar as pessoas, definir objetivos e metas e, então, dar espaço para que elas exerçam a liderança para assumir as responsabilidades inerentes a cada tarefa ou atividade a ser realizada. A partir disso é avaliar o desempenho e gerar o devido reconhecimento de cada ação.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Fórmula de Lançamento. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *