5 Passos de Como Montar uma Loja Virtual

5 Passos de Como Montar uma Loja Virtual

As pessoas têm falado muito sobre as lojas virtuais! Inclusive, já expliquei aqui no Ignição Digital o que realmente é um e-commerce, que tem crescido cada vez mais no Brasil. Esse sucesso todo, porém, tem uma justificativa. Em apenas 5 passos, você consegue abrir o seu próprio negócio e criar uma loja virtual. Não acredita em mim? Então veja abaixo o que é preciso.

Conheça a Legislação no Brasil

Essa parte pode ser muito chata, eu sei! Mas antes de sair por aí criando um site para sua loja virtual, conheça a legislação específica para o comércio eletrônico.

É importante saber, por exemplo, que você deve providenciar aos menos um canal de atendimento ao consumidor, que o direito de arrependimento dos seus clientes precisa ser respeitado, e que é obrigatório disponibilizar uma série de informações sobre os produtos e serviços prestados. Aliás, os dados da sua empresa também precisam estar em local de destaque. Basta ficar atento a esses detalhes e os problemas serão evitados!

Procure a Melhor Plataforma

Com a parte legislativa resolvida, é hora de colocar a ideia em prática! Mas como é uma loja virtual, você não vai sair à rua em busca de um bom ponto comercial, e sim escolher uma boa plataforma. Ela será a base, a estrutura e a loja do seu negócio, então escolha uma opção, que ofereça qualidade e flexibilidade.

Atualmente já existem diversas plataformas. Algumas gratuitas, mas com recursos limitados ou pouco suporte, enquanto outras são pagas, mas com cobranças por pageviews, por funcionalidades, quantidade de produtos ou em cima do que é vendido. A melhor delas vai depender do seu plano de ação. Mas independentemente disso, dedique cuidado ao cadastro dos produtos e saiba deixar sua loja virtual atraente.

Ofereça Segurança na Compra

Um dos motivos pelos quais as pessoas deixam de fazer uma compra online, é a insegurança. Esse é, portanto, um foco de atenção da sua loja virtual.

Contudo, para contornar essa desconfiança, você pode investir em um bom sistema de atendimento, a fim de esclarecer, de maneira rápida, todas as dúvidas do seu cliente. Outra maneira de evitar problemas com a segurança, é investir em ferramentas de proteção de dados, algo que é obrigado para quem aceita pagamento na página da própria loja.

Planeje a Forma de Entrega

Esta também é uma forma de transmitir segurança ao seu cliente. Até porque, se um produto comprado não for devidamente entregue, dificilmente o consumidor vai realizar outra compra.

Quando a loja virtual já recebe uma boa quantidade de compras, as transportadoras costumam ser mais usadas para fazer o serviço de entrega, já que não possuem grande limitações referentes ao tamanho dos pacotes. Mas, novamente, tudo depende de quais são seus planos para a loja virtual. Em todo caso, o que não pode faltar é um sistema que informe ao cliente o andamento do pedido. Isso transmite segurança e conforto!

Invista em Marketing Digital

Por fim, quando tudo já estiver funcionando, te indico investir no marketing digital. Ele vai te ajudar a gerar leads para e-commerce e, consequentemente, alavancar as suas vendas!

 

Dentre as diversas ações do marketing digital, você já pode começar a pesquisar, aqui mesmo, no Ignição Digital, sobre boas descrições de produtos, técnicas de SEO, criação de blog e produção de conteúdo de qualidade. Fora isso, as redes sociais e as ferramentas do Google podem te ajudar de diversas formas a atrair mais clientes.

 

Mas agora que você já conhece os principais passos para montar uma loja virtual, que tal descobrir quais são os 4 erros que você não pode cometer? Além disso, assine nossa newsletter gratuitamente. Ela é uma ótima forma de ficar por dentro das novidades do comércio eletrônico e também do marketing digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “5 Passos de Como Montar uma Loja Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *