Emissão de DARF: Para o Que Serve e Como Fazer?

Aprenda o passo a passo de como fazer a emissão de DARF

Talvez você não tenha notado, mas muitos dos impostos de pessoas físicas e jurídicas são pagos através da emissão de DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Por isso, resolvi esclarecer, neste artigo, para o que serve o DARF e o passo a passo para emiti-lo. Confira e facilite a sua vida!

Qual a funcionalidade do DARF?

A responsa para essa pergunta é simples. A emissão do DARF proporciona facilidade! É com esse documento, na versão do DARF Comum, que você paga, por exemplo, impostos de importação na alfândega referente a mercadorias vindas de outros países.

Além disso, também pode fazer o pagamento de diversos impostos, contribuições e taxas de âmbito federal. Aliás, pode ser até que você já tenha feito a emissão de DARF sem nem notar. As guias gerais são utilizadas para pagar:

  • Imposto de Renda;
  • PIS;
  • Cofins;
  • INSS;
  • entre outros impostos.

CLIQUE e baixe o ebook!

Embora o DARF Simples, substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), permita o pagamento unificado de diversos impostos, ao meu ver, a grande funcionalidade da emissão do DARF é que você pode pagar o que deve de qualquer lugar do mundo, de forma rápida e muito simples.

Passo a passo de como fazer a emissão de DARF

Desde que você tenha acesso à internet, fazer a emissão de DARF é um processo rápido e bem simples. Veja o detalhamento que fiz para você:

Baixe o Sicalc

O Sicalc é um programa da Receita Federal, com download gratuito, que é utilizado para fazer a emissão de DARF e que, portanto, deve ser baixado. Ele está disponível no site da RF, na opção Orientação, Pagamentos e Parcelamentos, dentro de Darf – Cálculo e impressão – Programa Sicalc.

Preencha as guias

Com o programa instalado, o passo seguinte é preencher as guias do DARF, o que exige o nome do contribuinte, CPF ou CNPJ, período de apuração, código de pagamento (conforme tabela da Receita Federal), número de referência do pagamento, data de vencimento, valor a ser pago e, se for o caso, as multas e os juros existentes.

Depois de preencher essas informações o valor real de pagamento, considerando atrasos e multas, é calculado automaticamente e o DARF é liberado para pagamento.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Viu como fácil? Por fim, recomendo que guarde esse documento junto com o comprovante de pagamento. Eles são a sua garantia de que você está em dia com o Fisco.

Para conhecer outras formas de facilitar a sua rotina dentro da empresa, continue navegando na seção de Gestão e Produtividade, aqui no blog, e assine minha newsletter, no final desta página. Assim, receberá informações diretamente no seu e-mail!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *