Quer Criar Conteúdos Matadores? Aprenda Como Fazer uma Boa Introdução!

Saiba como fazer uma boa introdução

Você já parou para pensar o que faz um leitor ficar grudado no texto, lendo frase após frase, parágrafo após parágrafo? Conseguir esse feito nem sempre é fácil. Porém, existem alguns truques de como fazer uma boa introdução que podem te ajudar.

Com eles, você conseguirá prender a atenção dos seus clientes nos artigos de marketing de conteúdo e, assim, poderá aumentar suas conversões e os resultados, de modo geral, da sua empresa.

4 dicas de como fazer uma boa introdução

A introdução é a primeira parte do texto, na qual deve ser citado o assunto principal. Cada tipo de texto merece uma introdução diferente, a de um livro, por exemplo, geralmente tem mais de uma página. Mas, como fazer uma boa introdução de artigos, que são os mais usados em estratégias de marketing digital?

Nesses casos, há uma série de truques que você pode usar para atrair o leitor já no início. Veja só:

1. Considere o tamanho do texto

Lembra o que eu disse sobre a introdução do livro? Pois é, elas devem ser feitas conforme o tamanho total do texto.

No caso dos artigos produzidos para o marketing de empresas, eles geralmente possuem 400 palavras, logo, sua introdução também deve ser curta. Não precisa contar os caracteres, mas recomendo que faça algo em torno de um parágrafo, com até cinco linhas.

2. Pense nos problemas da persona

Se o seu artigo será usado dentro de um projeto de Inbound Marketing ou em outro tipo de estratégia, é importantíssimo começar a introdução já pensando na sua persona. Dessa forma, você pode conquistar a atenção dela já no início.

Portanto, antes de começar qualquer texto, estude o público ao qual ele se destina, conheça o perfil, os gostos e até os problemas. Tudo isso é válido na hora de criar uma introdução mais direcionada e com a linguagem correta.

3. Dê atenção ao tema!

Se você quer saber como fazer uma boa introdução, lembre-se que, além de se dedicar à persona do artigo, você também deve se atentar ao tema dele, pois esse é justamente o propósito da introdução.

Diante disso, não viaje muito nas primeiras frases do seu texto e mencione o assunto o quanto antes. Se possível, use a palavra-chave e evite dizer “o tema desse artigo é…”. Isso é chato demais! Se coloque no lugar da persona e comece o texto com o que pode ser mais interessante para ela dentro daquele contexto.

4. Instigue a curiosidade

Ao passo que você deve mencionar o tema, não o aconselho a entregar todo o ouro logo na introdução, isto é, deixe o leitor curioso. Para isso, vale contar histórias, citar números, fazer perguntas e suposições, que podem até apelar para a emoção.

Essa dica é importante, pois, caso mencione a informação principal no primeiro parágrafo do texto, o leitor vai vê-la e, logo em seguida, sairá do texto, algo que diminui o tempo de permanência na página e, inclusive, a sua taxa de conversão.

Gostou das dicas de como fazer uma boa introdução? Continue navegando pelo blog, veja como criar conteúdo de qualidade para o Google e, se precisar de ajuda, deixe sua dúvida no campo de comentários!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Quer Criar Conteúdos Matadores? Aprenda Como Fazer uma Boa Introdução!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *