Consultoria Financeira Para Pequenas Empresas Vale a Pena?

Consultoria Financeira Para Pequenas Empresas Vale a Pena

Ter uma consultoria financeira para pequenas empresas é uma ótima forma de entender a situação que o empreendimento se encontra, avaliar possíveis problemas e ter uma visão de crescimento saudável para os próximos anos. 

Isso ajuda a evitar prejuízos financeiros, falta de verba e até mesmo a falência da empresa. 

Por isso, neste artigo, nós vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Você verá:

    • o que é consultoria financeira; 
    • para que serve e o que faz um consultor;
  • por que ter uma consultoria financeira para pequenas empresas?

O que é consultoria financeira?

A consultoria financeira é uma área das finanças que, como o nome diz, oferece “conselhos” sobre a saúde financeira da empresa. 

O objetivo é realizar um diagnóstico de problemas e falhas, analisar o que pode ser feito para corrigir, propor ações para implementar e alavancar os resultados. 

Um exemplo simples é uma empresa não conseguir fechar as contas no final do mês, pois sempre gasta mais do que a receita. O empreendedor não consegue identificar onde está esse gasto e, então, um profissional consultor financeiro —, entra em ação.

Ele irá avaliar o quadro e pode entender que há gastos demasiados com a conta de luz da empresa, uma vez que os colaboradores se esquecem de desligar o ar-condicionado ao fim do expediente. 

Uma solução é deixar o ar-condicionado nas mãos do setor de RH para que o responsável sempre desligue o aparelho e, com isso, não haja um gasto desnecessário. 

Para que serve e o que faz um consultor financeiro?

Como falamos anteriormente, o papel do consultor é mapear os problemas, identificar as causas e propor soluções para manter as contas da empresa em dia. 

O exemplo dado foi um dos mais simples, mas é possível que o consultor financeiro atue: 

    • realizando o diagnóstico econômico da empresa analisar períodos anteriores, identificar falhas e onde os gastos podem ser cortados; 
    • criando um planejamento das finanças mapeando o histórico da companhia e identificando os próximos passos, pensando em organização e estratégias para diminuir gastos e crescer. Aqui, é possível realizar até mesmo previsões de receitas e despesas futuras; 
    • realizando uma verdadeira gestão das finanças sugerir mudanças na parte gerencial, repaginar os indicadores financeiros e analisá-los, desenvolver treinamentos para colaboradores, indicar ferramentas, etc; 
    • analisando custos e formação de preços ou seja, entender os gastos e identificar quais são os melhores preços para os produtos/serviços da empresa serem vendidos no mercado; 
    • avaliando a empresa como um todo aqui, não são os produtos que são avaliados em termos de valores, mas a empresa e sua capacidade de gerar caixa; 
    • analisando investimentos entender quais são os riscos e as possibilidades nessa área; 
  • fazendo uma auditoria financeira rever demonstrações financeiras, caixa, registros, transições, etc. 

Por que é preciso ter uma consultoria financeira para pequenas empresas?

O Que é Consultoria Financeira Para Pequenas Empresas

Como visto, a consultoria financeira pode fazer toda a diferença. Até porque as finanças de uma empresa é a alma do negócio. 

Sem as contas em dia, fica difícil ter crescimento e, principalmente, lucro. Muitas empresas pequenas acham que basta só se preocupar com o fluxo de caixa e se esquecem da lucratividade. 

Além disso, por serem de pequeno porte, acreditam que não há muito que analisar. Porém, um consultor pode ajudar a esclarecer dúvidas e evitar falhas de processos financeiros. 

Nesse tipo de empresa, muitas vezes o empreendedor ou outro colaborador responsável acaba acumulando muitas tarefas, o que pode prejudicar o andamento da parte financeira. 

Ter alguém focado somente nisso, treinado e estudado é primordial para se atentar aos detalhes, prever possíveis problemas e manter a “casa” em ordem. Assim, a parte operacional recebe uma atenção total, sem precisar dividir com o lado gerencial. 

Uma consultoria financeira para pequenas empresas vai ajudar também a ditar o ritmo das atividades desse setor, reduzir custos, criar uma estrutura sólida, aplicar estratégias e entender até onde pode chegar com os investimentos. 

Conclusão

De modo geral, você viu que uma consultoria financeira para pequenas empresas vai ajudar a administrar melhor as finanças da empresa, tirando dúvidas, fazendo investimentos mais inteligentes, cortes de gastos, ampliando a visão de rentabilidade, auxiliando nas transações, oferecendo soluções e criando estratégias para obter lucratividade. 

Além disso, entendeu a importância do papel do consultor financeiro para pequenas empresas, atuando como um braço direito da instituição. 

Para você que deseja saber mais sobre gerenciamento de negócios e quer alavancar seus resultados, continue acompanhando o blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 29 de junho a 03 de julho de 2020, vai acontecer a Jornada 6 em 7 - Ao Vivo. Uma série de 5 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *