Recomendações no LinkedIn — Importância e Como Conseguir

Recomendações no LinkedIn — Importância e Como Conseguir

O LinkedIn é uma poderosa ferramenta para o universo corporativo e uma de suas funcionalidades são as recomendações. Elas podem te ajudar conseguir mais visibilidade na plataforma, passar confiabilidade para possíveis empregadores e impulsionar a sua credibilidade. Mas como conseguir boas recomendações no LinkedIn?

Antes de tudo, é essencial ter cuidado com o seu perfil. Pense nele como um verdadeiro cartão de visitas de um profissional bem qualificado. Ao longo deste artigo você vai aprender:

  • – o que são as recomendações do LinkedIn;
  • – como conseguir boas recomendações para o seu perfil;
  • – boas práticas para preencher seu perfil na plataforma;
  • – e mais! 

O que são as recomendações do LinkedIn?

Um perfil no LinkedIn conta com diversos campos para preenchimento, a fim de fazer com que as pessoas que o acessem conheçam o máximo possível sobre você e sua trajetória profissional. Um desses campos é o de recomendações. 

Essa recomendação nada mais é do que uma declaração escrita por outro inscrito no LinkedIn para reconhecer o trabalho de uma pessoa, como um colega de trabalho ou até mesmo um aluno. A ideia é valorizar o trabalho do outro e mostrar para quem visitar aquele perfil o que os outros têm a dizer sobre ele. 

Dessa forma, aqueles que tiverem interesse profissional em você, com certeza saberão com mais detalhes sobre as suas aptidões, tendo mais insumos para tirar as próprias conclusões sobre o trabalho que você executa. 

Isso sem contar o fato de que quanto mais denso for o seu perfil na plataforma, melhor ele vai performar frente ao algoritmo no LinkedIn. Isso significa que, além de agregar mais valor à si mesmo, as recomendações ainda ajudam sua página a aparecer antes das demais. 

Como conseguir boas recomendações no LinkedIn?

Recomendações no LinkedIn — Importância e Como Conseguir

Agora que você já sabe o que são as recomendações no LinkedIn, chegou a hora de saber como conseguir bons depoimentos de pessoas que tiveram algum tipo de contato profissional com você ao longo da sua trajetória. 

O primeiro passo para conseguir a melhor recomendação é escolher muito bem para quem você vai solicitá-la. A plataforma conta com uma funcionalidade para que você faça essa solicitação para qualquer uma de suas conexões de 1° grau. 

Mas, antes de sair pedindo para que qualquer um escreva sobre você, selecione pessoas que você sente que tiveram alguma influência em seu aprendizado ou no trabalho que realizou. Escolha a dedo as pessoas que testemunharam o seu trabalho e busque por aqueles que sejam reconhecidos em sua área de trabalho, se possível. 

Faça uma boa lista e pense naqueles que possam escrever de forma inteligente sobre você. Depois, utilize a funcionalidade da rede social para solicitar a recomendação. Vale dizer que esses pedidos de recomendação não são tão fáceis de serem identificados, principalmente se a pessoa em questão é muito ocupada ou recebe um alto volume de pedidos. 

Para contornar essa questão, uma boa saída é optar por fazer esses pedidos por e-mail, avisando que também o fez dentro do LinkedIn. Isso com certeza vai aumentar as suas chances de conseguir um relato interessante. 

Além disso, também vale passar um pequeno briefing para aqueles que vão escrever sobre você. Pedir uma recomendação é bastante amplo, e por isso as pessoas podem enfrentar dificuldades na hora de redigir o texto. Pergunte sobre sua performance em algum projeto específico, por exemplo, ou de alguma característica proeminente em você. 

Boas práticas para um perfil nota 10 no LinkedIn

As recomendações no LinkedIn são realmente importantes para compor o seu perfil, mas é preciso muito mais do que isso para ter uma página nota 10 na rede social. Veja algumas boas práticas para preencher o seu:

  • – escolha fotos apropriadas — escolher uma foto profissional para a rede social é importante para passar seriedade e credibilidade para quem visualizar o seu perfil. Opte por enquadramentos fechados, como uma foto 3×4;
  • – não minta — pode parecer óbvio, mas mentir no LinkedIn pode trazer consequências negativas para sua vida profissional em longo prazo. Insira informações verdadeiras em seu perfil;
  • – insira um resumo — o resumo é a mensagem principal que você quer passar para quem visita seu perfil. Fale sobre seus objetivos profissionais rapidamente;
  • – especifique seu trabalho — quando inserir um cargo em determinada empresa, é importante escrever uma breve descrição de quais eram as suas atribuições. Isso ajuda os visitantes a entenderem melhor sobre o seu trabalho. 

Pronto para ter um perfil campeão no LinkedIn? Aqui na Ignição Digital nós temos muito mais dicas como essa para te ajudar a te alavancar!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *