Conheça o Conceito de Liderança Liberal

Conheça o Conceito de Liderança Liberal

Quando falei sobre os diferentes tipos de liderança, abordei de modo bem superficial o conceito da liderança liberal. Agora, é preciso que nos aprofundemos melhor no tema para que assim você seja capaz de conhecer também os benefícios e os malefícios da liderança liberal em seu negócio.

Afinal, sabemos que a habilidade de liderar uma empresa ou equipe pode ser desenvolvida com o passar do tempo e será uma chave essencial para impulsionar o melhor de seus colaboradores e ampliar o sucesso de sua corporação.

Portanto, e para que você comece a entender as novas possibilidade de liderança, veja abaixo como surgiu e o que define a liderança liberal.

Conceito de liderança liberal

Como você já deve ter visto aqui, existem diferentes tipos de liderança. Entre elas, a autocrática, em que todas as decisões são tomadas apenas pelo gestor; a democrática, que conta com a participação de todos — independente da hierarquia — e outras menos usuais.

Porém, na liderança liberal, que também é conhecida como Laissez-Faire, tem como principal objetivo “Deixar fazer”, ou seja, dar a liberdade total para que os colaboradores desenvolvam suas atribuições sem nenhuma intervenção direta ou indireta, além de total ou muito poder de decisão.

Esse tipo de liderança costuma funcionar melhor com equipes experientes e já entrosadas, já que o líder só dá opinião ou faz intervenção quando é solicitado.

Devo investir na Liderança Liberal?

Quando falamos em liderança e gestão de pessoas é comum que muitos empreendedores e líderes natos se questionem se é benéfico escolher a liderança liberal para seu negócio.

A verdade é que para usá-la, é necessário que, primeiro, você conheça bem seus colaboradores, tenha confiança em seu trabalho e segurança para permitir que eles façam as atividades sem interferências.

Com isso, as tomadas de decisões são feitas por uma única pessoa ou pela equipe em conjunto, que pode ou não solicitar a opinião ou parecer do líder.

Quais os benefícios da Laissez-Faire

“Erico, e isso dá certo?”. Eu sei que você está se perguntando isso e até mesmo imaginando que é impossível uma equipe sozinha produzir com qualidade — e ainda atender às expectativas de seu gestor sem que haja um líder ativo.

No entanto, a liderança liberal pode ser bem mais benéfica do que você imagina. Afinal, escolher este conceito te ajudará a mostrar para a equipe que você confia plenamente na capacidade dela e conhece a qualidade do trabalho que apresentam.

Isso aumentará a autoconfiança de todos os membros da sua empresa e ajudará no amadurecimento profissional e pessoal de cada colaborador. Portanto, não confunda liberdade com falta de pulso, você pode — e deve! — cobrar os resultados depois de um período ou prazo.

Desvantagens da liderança liberal

Não gosto de dizer que isso seja uma desvantagem, já que acredito que líderes e colaboradores tem uma relação superior a de “mandar e obedecer”. No entanto, há casos em que os subordinados acabam não confiando no líder e não esperam absolutamente nada dele, fazendo assim com que seu papel e sua função se torne obsoleta.

Sendo assim, vale alertar que, dependendo do modo como a liderança liberal é aplicada, os funcionários podem ter uma sensação de abandono e insegurança, o que não é bom para nenhum tipo de negócio, ao passo que o líder pode perder um pouco de sua autoridade e conhecimento dos processos.

Gostou do conceito de liderança liberal? Para saber mais sobre esses assuntos, ou encontrar sacadas incríveis para o seu negócio, continue navegando no Ignição Digital e baixe o ebook 10 hábitos do empreendedor de sucesso!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *