Como Trabalhar O Seu Próprio Motivacional E Chegar Mais Longe

como ativar o seu ciclo motivacional

“Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum” – Jim Rohn

A jornada do empreendedor é uma das mais desafiadoras que existem, por isso é muito importante manter a motivação sempre lá no alto. Mas para saber como motivar a si mesmo primeiro é preciso entender como funciona o ciclo motivacional.

Toda motivação começa na definição de um objetivo que faça com que você saia do estado de equilíbrio, da sua zona de conforto. Este objetivo cria um estímulo, que por sua vez gera uma necessidade, que então desencadeia certa tensão e uma ação, ou comportamento em função da conquista deste objetivo. Nesta etapa, muitas vezes, nos deparamos com barreiras e, ao superá-las alcançamos o nosso objetivo, gerando a satisfação e a volta para o estágio de equilíbrio na sua zona de conforto.

Vamos a um exemplo. Você estabeleceu o objetivo de abrir o seu próprio negócio, quando ele está claro na sua mente, você sente a necessidade de já ter a sua ideia transformada em realidade, o que cria uma tensão psicológica, você pode começar a notar o quanto não está feliz no seu emprego atual, ou com a sua própria situação financeira. Esta tensão é o que faz você agir, procurar formas de realizar o seu sonho. Neste caminho, você pode encontrar diversos obstáculos, como a falta de tempo para conciliar o empreendedorismo com o trabalho atual, ou ainda esbarrar em burocracias. O que importa é que ao transpor estas barreiras, você conseguirá atingir o seu objetivo e sentirá uma satisfação enorme por conseguir.

A melhor forma de garantir uma vida profissional plena é manter este ciclo sempre em movimento!

5 maneiras de estimular o seu próprio ciclo motivacional

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los” – Walt Disney

A motivação não dura para sempre, por isso estimular o seu próprio ciclo motivacional é importante de tempos em tempos. Existem algumas maneiras de manter o estímulo, mas é preciso que você crie uma programação mental contínua para funcionar. Manter a motivação é mais uma questão de atitude do que de estrutura.

Divida as tarefas: Quando começar o seu planejamento, divida cada ação em pequenas tarefas e faça de cada uma delas um objetivo. Liste tudo em um papel e vá riscando conforme for terminando cada uma. Esse ato, de riscar uma tarefa concluída, ativa a área de recompensas do cérebro, mantendo o seu ciclo motivacional sempre ativo.

Comemore: Toda vez que você atingir alguma meta maior, comemore. Você pode dar uma pequena festa, comprar um presente para si mesmo, fazer um passeio ou uma pequena viagem, tanto faz. Ao comemorar as conquistas cotidianas, você dá sentido às ações do dia a dia e mantém a motivação por mais tempo.

Aproveite a jornada: Encontrar uma área pela qual você se apaixone é muito importante para manter a motivação. Quando você faz das suas paixões o seu trabalho, fica muito mais fácil passar pelas partes mais chatas (que existem em qualquer trabalho).

Desafie-se: O primeiro passo do ciclo motivacional é o estímulo e, muitas vezes, encontrá-lo é a parte mais difícil. Por isso é importante criar alguns desafios no seu próprio cotidiano, pode ser qualquer coisa, desde que leve à conquista do seu objetivo final. O mais importante aqui é criar um sentimento de progresso contínuo. Quando vemos os planos andando, nos sentimos mais motivados para prosseguir.

Pare de reclamar: Encontrar barreiras no desenvolvimento da sua meta é normal, todos passamos por isso e sim, muitas vezes iremos falhar e o resultado será a frustração. Eu tenho um segredo para você: estas falhas não te definem. O mais importante não é evitar as falhas, mas sim adotar uma postura de resiliência em relação a elas.  Queixar-se quando algo dá errado só irá atrapalhar a sua motivação, por isso é essencial que você gaste mais energia para encontrar uma solução para o problema do que gastaria reclamando ou procurando um culpado para a situação desfavorável.

“Se você está atravessando o inferno, continue atravessando” – Winston Churchill

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre mentalidade empreendedora, empreendedorismo e marketing digital, assine a nossa Newsletter. É só deixar o seu e-mail no campo destacado, que enviarei dicas gratuitas para você periodicamente.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *