Como Usar a Avaliação de Desempenho para Motivar Meus Funcionários

avaliação de desempenho

A avaliação o desempenho dos funcionários do seu negócio pode ser uma boa ferramenta para desenvolver a motivação da equipe. Para isso, é preciso que os gestores de área e o RH se organizem para trazer estratégias que estimulem a melhora no desempenho dos colaboradores.

A avaliação é um instrumento que permite ao empreendedor obter um raio x de um determinado momento da empresa. Ela mostra claramente quais são os pontos fortes da equipe e onde devem ser feitos ajustes.

Descubra quais são os principais métodos de avaliação de desempenho.

Como funciona o ciclo motivacional

Nós vamos conversar sobre como a avaliação de desempenho pode ser usada para motivar a equipe, contudo é preciso entender, antes, como funciona o processo de motivação das pessoas.

Todo ciclo motivacional se inicia com um estado de equilíbrio. O indivíduo está neste estado até que sofra um estímulo suficiente para fazê-lo perseguir uma meta. A superação dos obstáculos para o alcance da meta é que trazem o sentimento de realização, levando a pessoa de volta ao estado de equilíbrio.

A influência da avaliação de desempenho no processo motivacional

Quando a empresa faz uma avaliação no desempenho do colaborador, descobre quais são os seus pontos fortes e também o que precisa ser melhorado. E é aí que pode encontrar as melhores formas de estimular o desenvolvimento dos funcionários.

O gestor responsável pela avaliação deve ser muito criterioso ao examinar os resultados de uma avaliação de desempenho, pois ela pode dar dicas interessantes sobre os passos que devem ser seguidos para melhorar a atuação do colaborador avaliado.

Assim, se torna imprescindível que o empreendedor procure nos resultados das avaliações as características que identifiquem o potencial de melhora do funcionário e estabeleça estratégias para estimular o ciclo motivacional do colaborador.

Pode ser uma nova meta, uma promoção ou a atribuição de novas responsabilidades. O importante é que o funcionário perceba que foi reconhecido por seus pontos fortes e desafiado a melhorar aspectos que precisem de aprimoramento.

Uma vez que estas estratégias sejam bem-sucedidas, a empresa ganhará uma nova realidade: o clima organizacional, a satisfação dos colaboradores e clientes e os resultados alcançados serão melhorados de maneira constante.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o papel da avaliação de desempenho no desenvolvimento da motivação de funcionários e colaboradores, assine a newsletter do Ignição Digital para ter acesso a novidades e sacadas exclusivas de Erico Rocha diretamente na sua caixa de mensagens. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página para receber os primeiros conteúdos.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *