Como ter sucesso na vida: conheça os 5 passos

Quantas vezes na vida você já imaginou que queria ser muito habilidoso com algo, como tocar um instrumento musical, pintar um quadro, cantar ou falar um idioma? De todos esses “sonhos”, qual você já realizou? Descubra o que está te impedindo e saiba como ter sucesso na vida. Conheça os 5 passos que vão te ajudar.

“Um homem é nada mais que o produto de seus pensamentos. O que ele pensa, ele se torna”

O poder da intenção

Essa é uma citação de Mahatma Gandhi que expressa muito bem o poder da intenção e, consequentemente, da internalização. Nem todos acreditam, mas esta frase pode ser usada como uma poderosa ferramenta para melhorarmos a nossa produtividade em diversas áreas de âmbito pessoal ou profissional.

Para que isso seja possível, precisamos compreender 5 tópicos:

Internalização
Ancoragem
Meta
Valor
Crença

O que é internalização

A internalização é um processo de incorporação que, por meio de técnicas, faz que você adote ideias, valores ou comportamentos de modo inconsciente. Constantemente estamos internalizando algo sem nos dar conta. Quando você aprende a dirigir, por exemplo, você está internalizando todos aqueles comandos. Trocar de marcha, pôr o pé na embreagem, ligar o farol, dar sinal. Tudo isso vai se tornando natural com o tempo, não é mesmo?

Você prefere dirigir pensando que agora é a hora de passar a marcha, dar sinal, pisar na embreagem, ou acha que é melhor dirigir fazendo isso sem pensar em todas essas ações a cada momento? Se você escolheu a segunda opção, tenho uma boa notícia para você: é possível estimular a internalização.

Relembrando sentimentos

Em um de seus vídeos, Erico Rocha fala sobre como ele conseguiu adicionar exercícios matinais em sua rotina. Ele conta que selecionou músicas que, para ele, propiciavam uma grande vontade de não ficar parado, pois eram vinculadas a bons momentos de sua vida.

E você, tem alguma música que te deixe eufórico, confiante, ou até mesmo com saudade de alguma situação ou de alguém? Esse tipo de estímulo é chamado de ancoragem.

O que é Ancoragem

A ancoragem consiste na criação de um gatilho, chamado de âncora, que ativa um determinado estado emocional ou lembrança. Ao escutar uma música que o remetia a um estado eufórico, Erico foi capaz de aproveitar esse estímulo para realizar uma atividade, de forma intensa, que antes ele considerava chata e trabalhosa.

Confira 2 sacadas reveladas para o sucesso do seu negócio.

Quando utilizada com intenção a ancoragem é capaz de auxiliar processos variados, como a mudança de comportamento e o aprendizado. Quer aprender a utilizar esta ferramenta para atingir seus objetivos?

Como criar uma âncora

Segundo Ivan Pavlov, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1904, há duas formas de criar âncoras:

Através de fortes emoções

Uma pessoa é pedida em casamento durante uma excursão a um castelo. Se a pessoa olhar para uma foto do local, ou até mesmo para outro castelo, poderá resgatar e sentir novamente aquela emoção.

Por meio da associação contínua

Você se lembra daquele homem que se deu bem com uma mulher por simplesmente estar usando um par de chinelos da marca X? E da mulher bonita que foi falar com o rapaz porque ele bebia a cerveja X?

Dessa forma, a associação tenta mostrar que se você tem X, Y fará parte da sua vida. Ao mostrar isso continuamente, a pessoa acaba assimilando essa informação e pode vir a comprar X, sem nem mesmo perceber, por conta de Y.

Transforme o chato em divertido

Com a ajuda de músicas que despertavam sentimentos positivos por meio de ancoragem, Erico conseguiu aprender a gostar de se exercitar. Hoje, a corrida é algo prazeroso para Erico, pois faz parte daquele processo de euforia. Agora você pode se perguntar: “Mas como eu posso utilizar tudo isso para conseguir atingir minhas metas?”. Você realmente sabe quais são suas metas?

Definindo metas e valores

Por trás de toda meta há um valor. Você quer uma furadeira? Muito provavelmente você só quer uma forma de fazer buracos na parede. Erico Rocha fala sobre isso dentro do contexto Produto Vs Resultado.

Muitas pessoas dizem que querem ser milionárias, mas ninguém deseja dinheiro pelo simples fato de ter dinheiro. O que você quer é o valor que aquele dinheiro pode trazer, não importa se são viagens, comidas, fama ou influência.

Por que definir o valor primeiro?

Motivação é algo que nem todas as pessoas têm nos dias de hoje. Com qual dessas frases você acha que é mais fácil se sentir motivado:

“Preciso aprender inglês para crescer profissionalmente”.

“Quero aprender inglês para me socializar com estrangeiros, ler conteúdos mais ricos sobre minha área de atuação e fechar negócios com diversos parceiros”.

Na segunda frase os valores estão alinhados com a meta, que é aprender inglês. A pessoa sabe exatamente o que quer fazer com a futura habilidade, e isso fará que ela consiga manter o foco de uma maneira muito mais eficaz durante a aprendizagem. No entanto, conhecer valores, definir metas e ter foco não será suficiente se você possuir crenças que te atrapalhem.

O que são crenças?

Crenças, basicamente, são leis que sua mente acredita com veemência que não podem ser descumpridas. Quando alguém, principalmente uma criança, vivencia uma experiência dolorosa, ela pode aprender com isso ou ter medo disso.

Uma criança faz carinho em um cachorro e, sem querer, puxa o rabo do animal, que, assustado, tenta se defender com uma mordida. A criança pode, nesse momento, aprender que não deve puxar o rabo de um cachorro ou, no pior cenário, pode criar uma crença negativa de que cachorros vão mordê-la e por isso ela não deve se aproximar deles.

Outras crenças podem se formar durante a idade adulta, como a de que todo país é melhor do que o Brasil. Muitas pessoas não se sentem felizes aqui simplesmente por acreditarem nisso. O problema das crenças negativas ou limitantes é que elas acabam sabotando a pessoa, mesmo que ela esteja muito próxima de seu objetivo.

Sabe quando você quer muito fazer algo, mas várias vozes na sua cabeça começam a arranjar muitas desculpas que justificam a sua desistência? Provavelmente são as crenças limitantes falando mais alto. No entanto, é possível redefinir essas crenças.

Como mudar crenças

Aqui, vamos retomar o processo de internalização, ancoragem, reconhecimento de valores e definição de metas. A crença é: eu não sou capaz de aprender inglês. Por que você não é capaz? Quem lhe disse isso? Provavelmente essa crença surgiu depois de uma tentativa frustrada, e talvez alguma das pessoas que estavam envolvidas no processo tenham lhe dado um feedback negativo. Basta algo simples como isso para sua mente criar uma crença limitante.

1- Internalize a crença positiva

“Eu sou capaz de aprender inglês”. O que é que uma pessoa que é capaz de aprender faz? Simples, ela estuda. Se você acredita que não é capaz, é bem provável que nem se dê ao trabalho de começar a estudar. O primeiro passo, neste caso, seria começar a estudar e fazer disso um hábito.

2- Crie sua âncora

Talvez você não se sinta confortável para estudar inglês. O ideal é que você procure ajuda especializada e, depois disso, trabalhe maneiras de se sentir estimulado para aprender. Erico Rocha fala sobre como você pode começar o dia ganhando. Faça que o simples fato de se arrumar para a aula ou para o momento de estudo seja algo prazeroso. Ir para a aula não pode ser relacionado a algo trabalhoso ou chato.

3- Reconheça o valor

Imagine o quão bem sucedido você será após aprender inglês. Tente mentalizar situações em que você utiliza o inglês em reuniões de negócios, ou até mesmo situações comuns, como um passeio pelo shopping. Nesta etapa você deve identificar todos os benefícios que a língua pode lhe oferecer.

4- Trace metas

Liste, em ordem de prioridade, todas as vantagens identificadas na passo anterior. Isso te ajudará a manter o foco, pois você poderá explicar aos professores quais são seus planos com a língua. Depois dessa identificação será possível traçar metas que mostrem o seu avanço no aprendizado do idioma.

Para mais informações sobre como traçar metas com sucesso, leia: A Regra das 3 Metas

5- Deixe sua nova crença nascer

Isso faz parte do primeiro passo, mas também está presente no último. Após realizar todas as etapas anteriores, certifique-se de que a partir de agora você é uma pessoa capaz de realizar seus objetivos. Tente se cercar de pessoas que te apoiam e não se esqueça do poder da intenção. Como disse Gandhi: “Um homem é nada mais que o produto de seus pensamentos. O que ele pensa, ele se torna”.

banner-ignicao-2-dicas5

Fórmula de Lançamento - Ebook

GARANTA SEU INGRESSO PARA O MAIOR EVENTO DE MARKETING DIGITAL DA AMÉRICA LATINA
Preencha o formulário e faça parte do Mundo Paralelo

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

2 thoughts on “Como ter sucesso na vida: conheça os 5 passos”

  1. Ola Erico, tudo bem?
    Muito bons os seus vídeos, mensagens bem claras e muito úteis. Estou numa transição de carreira e tenho ouvido muitos dos seus vídeos e confesso que os mesmos têm feito a diferença para mim.

    Muita força para você continuar e espero um dia te conhecer pessoalmente.

    Abs
    Carlos Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *