Como escolher um mentor

Escolher um mentor é algo fundamental para as pessoas que querem ter sucesso não só com a prática, mas também com o conhecimento teórico. Veja um pouco da experiência pessoal de Erico Rocha e saiba como escolher um mentor.

O momento de transformação é um momento de dor, mas é quando a gente cresce.

Início da carreira

No final dos anos 1990 a internet estava ganhando um grande destaque no mundo inteiro. Por conta disso, profissionais da área de informática eram bastante visados no mercado. Erico era formado em engenharia da computação e acabou sendo convocado para trabalhar em uma empresa na Alemanha. Lá, ele conheceu o homem que seria seu primeiro mentor.

O primeiro mentor

Alencar. Era assim que Erico e seus colegas chamavam o chefe alemão. O nome dele de verdade não era esse, mas há um bom motivo para esse apelido. No entanto, o motivo será explicado depois.

O Alencar não era didático, não dava feedback da forma correta e nem era simpático, mas ele não aceitava nada abaixo do excepcional, e isso foi algo muito bom para o crescimento profissional de Erico Rocha.

Feedback com reações exageradas

Adotar o excepcional como único nível de qualidade aceitável ajudou Erico a se acostumar com a prática do overdelivering, mas a forma que Alencar fazia isso não era nada legal, muito menos simpática. Muitas vezes o alemão se referia aos trabalhos de sua equipe utilizando palavrões, mesmo quando o trabalho estava bom. No entanto, para Alencar, bom e ruim eram duas coisas iguais. Definitivamente, Alencar não era um líder coach.

O clima de trabalho

Nenhum dos colegas de Erico, assim como ele, gostava de Alencar. Por isso, adotaram esse nome para poder falar dele, em português, sem que ele suspeitasse. No entanto, isso era um reflexo do quanto os funcionários estavam descontentes em trabalhar naquele local.

Mudando de trabalho

Após pedir demissão, Erico foi para Londres, onde começou a trabalhar por conta própria fechando contratos com bancos. Não demorou muito para que ele percebesse que a qualidade de seu trabalho era diferente da dos outros. Foi aí que ele entendeu a contribuição de Alencar para o seu crescimento profissional, e consequentemente pessoal.

Veja também: Ivan Oliveira: Video Hero e o poder dos Vídeos

Nada menos que o excepcional: overdelivering

Por conta do alto nível exigido por Alencar, o trabalho comum que Erico entregava sempre era excepcional. Isso fez que ele se destacasse dos demais profissionais do mercado, conseguindo cada vez mais contratos com ótimas remunerações. Como dito anteriormente, Alencar não era o mentor mais didático, mas era uma pessoa integra e com os melhores resultados naquela área. E você vai entender agora a importância disso.

Dois critérios para escolher mentores

Integridade

Seu mentor deve ser uma pessoa integra, que não dá “jeitinhos” para resolver as coisas. A integridade é uma das bases mais sólidas do sucesso.

Resultado

Olhe o que essa pessoa conseguiu. Ela é uma pessoa de sucesso? Ela já possui o resultado que você deseja alcançar? Se ela chegou onde você quer, pode ter certeza que ela tem muito para lhe ensinar.

Conclusão

Não escolha seu mentor por ele ser uma pessoa legal ou amável. Escolha alguém que seja integro e que já tenha obtido resultados. Além disso, lembre-se de que nem sempre você escolherá o seu mentor. Ele pode simplesmente aparecer na sua vida, e, sem que você perceba, terá aprendido bastante com essa pessoa.

Por que o apelido do chefe de Erico era Alencar? Erico Rocha explica e dá alguns detalhes no vídeo que está neste artigo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

8 thoughts on “Como escolher um mentor”

  1. Excelente Érico, comigo o que pega é a desgraça do medo, do que as pessoas vão pensar, da crença que eu não consigo fazer um vídeo e quem vai querer ouvir o que eu tenho a dizer, embora eu acredite que tenha muito conteúdo a passar na minha área. Na minha história tive poucos mentores e não tenho encontrado pessoas assim com esse poder, para compensar estudo muito ja fiz os cursos de coaching, empretec, cursos do seeiti arata, assinante meu sucesso.com e agora FL, com certeza obtive uma melhora que não consigo quantificar, mas sinto que algo que me prende.
    obrigado pelos conteudos
    abs

  2. Oiá!!! Erico , tenho visto muitos vídeos seu a partir de agora (08/02/2015), pois quero estar na próxima FL, quando assisto seus vídeos me incentiva a não desistir. Bom demais saber que existem pessoas como você, me considero também pessoa preocupada com o outro, porem você é genial, continue nos ajudando, e que o Senhor Jesus o abençoe mais e mais por isso.
    tchau!!
    Sirene

  3. Teu Alencar caiu do céu, e pelo jeito você percebeu depois que tudo havia acabado, e acho pouco difícil, a gente conseguir um Alencar que nos maltrate para que olhemos para trás e possamos dizer esse era o meu espelho e eu não sabia, pois acho que sua história ficou recheada quando você reconhece que o que mais te maltratava era seu melhor amigo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *