Como Manter a Calma em Situações Estressantes? Conheça 5 Técnicas

Como Manter a Calma em Situações Estressantes? Conheça as Técnicas

Todos nós lidamos com situações difíceis e que podem nos tirar do sério. Costumo tentar aplicar algumas técnicas simples de como manter a calma para driblar os níveis de estresse e posso compartilhar com você.

Claro que, dependendo da situação, elas podem ser mais ou menos funcionais. Afinal, cada pessoa é diferente e tem seu próprio jeito e estilo de vida.

Além disso, também é importante considerar o “background” por trás de cada situação, ou seja, o cenário e o contexto de tudo.

Algumas vezes, podemos estar com a mente cheia de tantos compromissos e afazeres que, se acontece alguma pequena situação, acabamos “explodindo”.

Em outros casos, podemos até estar com tudo em ordem, mas, por termos algumas questões pendentes com uma pessoa específica, ao lidar com ela sobre algo, já iniciamos o assunto na defensiva.

Por isso, confira minhas dicas de como manter a calma e veja como utilizá-las da forma ideal na sua vida, adaptando ao seu dia a dia e ao seu perfil.

Como manter a calma quando parece impossível?

Como Manter a Calma em Situações Estressantes? Conheça as Técnicas

As situações estressantes podem ocorrer em diversos ambientes, seja em casa, no trabalho ou mesmo na rua. Para manter o equilíbrio, você pode intercalar entre as técnicas que vou passar ou até utilizar algumas delas juntas.

O importante é entender que os momentos difíceis, como eu disse, são só momentos. Eles não vão durar eternamente. Você só precisa maximizar sua habilidade de ter uma visão ampla e de não se prender ao que está passando naquela ocasião.

1. Respire fundo e ajude a sua mente a se manter presente

Muitas pessoas têm uma visão limitada sobre meditação. A imagem que fica na mente de muitos é a de monges budistas sentados em um ambiente aberto, com as mãos sobre as pernas, de olhos fechados e respirando lentamente.

Porém, a verdade é que meditar é apenas se fazer presente. É tirar a mente de pensamentos sabotadores e tentar conectá-los ao seu corpo, ao ambiente e a tudo o que há em volta. Assim, você consegue ter mais foco e equilíbrio.

Durante discussões ou semanas difíceis, uma boa dica é respirar fundo e com calma. Pode parecer um truque simples, mas faz toda a diferença. Ao prestar atenção em si, no ato de respirar, você tira a atenção dos problemas e para de querer dar respostas rápidas e impulsivas.

2. Conte até 10 antes de responder precipitadamente

Outra dica simples e que também é muito útil é a de contar até 10 antes de responder algo que está deixando você estressado.

Preciso dizer que se você está pensando que isso é algo bobo e sem funcionalidade, vai se surpreender com o efeito. Responde algo somente na sua mente: nas vezes em que falou com alguém em uma situação de raiva e de muita energia, em quantas delas se arrependeu de ter dito alguma frase específica?

Por isso, se você experimentar contar até 10 antes de dar alguma resposta, talvez entenda o que não deve ser falado e consiga filtrar melhor para ter bate-papos mais equilibrados, por mais enérgicos que eles sejam.

3. Pense positivo sobre a situação e sobre quem está envolvido

Pensamento positivo é a chave para uma vida mais leve. Essa é uma das dicas sobre como manter a calma que deve ser desenvolvida antes que os momentos de estresse aconteçam.

No seu dia a dia, por mais que tenha que lidar com problemas, busque pensar nas soluções. Imagine também os bons impactos que suas melhores ações terão.

Nos momentos complicados, você vai ver como seu hábito de positividade vai ajudar a enxergar como algo momentâneo e não como uma situação sem saída.

Para o momento, você pode pensar “essa situação logo vai acabar e vai abrir portas para novas ações bem melhores” ou “essa dificuldade é uma oportunidade de fazer diferente e aperfeiçoar minhas ações”.

4. Acabe com maus pensamentos usando palavras motivacionais

Se você pensa que é impossível acabar com os pensamentos ruins, existe uma maneira bastante simples. Na verdade, como estou compartilhando vários truques práticos neste artigo, preciso dizer que quanto mais fácil de aplicar é uma técnica, mais funcional ela pode ser.

Afinal, as chances de errar são mínimas e, enquanto os outros vão achar besteira e não vão utilizá-la, você sai na frente e se diferencia.

Quero propor um desafio. Na sua mente, conte de 1 a 20. Agora, ainda contando, fale o seu nome em voz alta. Viu? A contagem foi interrompida.

Da mesma forma, se você estiver com maus pensamentos, mas tentar substituir com palavras motivacionais, conseguirá driblar a negatividade. Gostou?

5. Pense nos conselhos que daria a um amigo na mesma situação

Por último, quero falar de mais uma forma de como manter a calma e resolver tudo da melhor forma. Antes de agir, pense que a situação que está vivendo não é sua, mas sim de um amigo.

Imagine-se o aconselhando a ter boas atitudes. Então, o que falaria para ele fazer? Como o ajudaria a vencer essa dificuldade? Assim, você vai conseguir ter mais clareza sobre tudo por uma perspectiva de afastamento.

Agora que conhece boas dicas de como manter a calma, deixe seu comentário sobre o que achou do conteúdo. Aproveite e continue navegando pelo blog Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *