O Que Significa Período de Payback? Entenda e Saiba Como Calcular

período de payback

Você sabe o que significa período de payback? Aliás, já ouviu falar sobre o termo? Se você é um gestor ou atua como o marketing de uma empresa, certamente já sabe o que significa. Basicamente, ele é uma estratégia para calcular o momento de retorno de um determinado investimento em um projeto. 

No artigo de hoje, você vai aprender:

  • – o que significa período de payback;
  • – como calcular;
  • – quais são as vantagens e desvantagens do payback.

Confira! 

O que significa período de payback?

Payback, em português, significa “retorno” e nada mais é do que o cálculo usado pelas empresas para calcular o período de retorno de um investimento. Ou seja, é o momento em que um projeto “se paga”. 

O período de payback, então, é o tempo em que os rendimentos acumulados tem para se igualarem ao investimento inicial. Para que o cálculo seja exato, é de extrema importância ter um fluxo de caixa bem organizado. 

Além disso, o período nem sempre é curto, podendo ser de meses ou anos, e depende muito do valor inicial e do tipo de negócio da empresa. 

Quem está diretamente ligado às áreas de marketing, financeiro e gestão sabe que o payback é importante para outros indicadores, como o ROI (Retorno sobre Investimento), VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno). 

Como calcular o payback?

O cálculo do payback não é nada complicado e como dissemos acima, é influenciado pelo fluxo de caixa. Porém, é importante se atentar aos números e a todos os custos relacionados ao investimento para garantir uma conta precisa e sem erros. 

Para fazer o cálculo, use a seguinte fórmula:

  • – PB (payback) = investimento inicial/resultado médio do fluxo de caixa

Por exemplo, imagine que uma empresa tenha feito investimento de R$ 30.000,00 e o resultado médio de um período de 12 meses do fluxo de caixa era de R$ 3.000,00. Resultando em:

PB = 30.000/3.000 = 10 meses

Ou seja, levará 10 meses para que a empresa consiga recuperar o retorno de investimento inicial. 

Não se preocupe caso você tenha começado um projeto novo e os números forem negativos. Geralmente, no meses iniciais, é absolutamente aceitável que o começo seja negativo para nos seguintes, o valor se tornar positivo. 

Se quer um dica útil, vale a pena ficar de olho no inventário e acompanhar periodicamente a atualização do fluxo de caixa. Dessa forma, fica mais fácil considerar possibilidades de perdas ou ganhos. 

Payback Simples vs. Descontado

É importante saber que existem dois tipos de payback: o simples e o descontado. A diferença entre eles é bem fácil. O simples, ou normal, se preferir, é o que aplicamos a fórmula acima, no exemplo.

Já o descontado usa uma taxa de desconto, geralmente, anual, definida pelos próprios investidores. A aplicação é fácil também: todos os fluxos de caixa terão este desconto aplicado em relação ao período especificado.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Agora que você já sabe o que é e como calcular o período de payback, deve estar se perguntando quais são as principais vantagens e desvantagens deste indicador. 

Basicamente, as vantagens são:

  • – fórmula de simples compreensão e aplicação;
  • – oferece a ideia do nível de liquidez do negócio;
  • – possibilidade de verificar a viabilidade do negócio;
  • – aumenta a segurança do negócio em períodos de crise.

Entre as desvantagens:

  • – não é recomendado para projetos de longa duração, uma vez que trabalha com prazos mais curtos;
  • – desconsidera as entradas que ocorrem após o investimento ter sido recuperado;
  • – não é indicado aos projetos ou negócios grande porte.

Conclusão

O período de payback tem uma fórmula simples e de fácil aplicação e compreensão. É de extrema importância se atentar ao fluxo de caixa para obter um valor correto e preciso na conta. Afinal, este indicador está totalmente voltado para o retorno de investimento inicial de um projeto. 

Não se esqueça que para projetos e empresas de grande porte, a estratégia não seja tão boa, uma vez que o payback atua em períodos mais curtos. Além disso, é excelente para a segurança do seu negócio em tempos de crise. 

Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo! Para mais conteúdos como esse, continua acompanhando o blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *