Como Calcular O ROI: Veja Dicas Importantes

Como calcular o ROI: veja dicas importantes

Uma boa forma de não jogar dinheiro fora no empreendedorismo é saber como calcular o ROI, o famoso retorno sobre investimento, ou return on investiment. Fazer essa conta permite direcionar o capital da sua empresa para aquilo que realmente traz lucro.

Além de aprender o que é ROI, você verá que essa conta não é nada de outro mundo. Pelo contrário: é algo mais simples do que parece e que se for feito com atenção e frequência, garante uma tomada de decisão mais assertiva e melhor aproveitamento do dinheiro.

Por isso, veja agora dicas importantes de como calcular o ROI do seu negócio!

Defina todos os valores de investimento

Para começar, o ROI pode ser calculado para avaliar qual o seu retorno em investimentos como propaganda, equipamentos, departamento pessoal etc. Ou seja, é interessante que você faça o cálculo sobre qualquer investimento que fizer, independentemente da área.

Quanto mais detalhado esse número for, melhor. Por isso, inclua todos os custos e despesas de um determinado projeto, até os menores que você pode achar insignificantes.

Separe o total de lucro obtido

Observe quanto a empresa lucrou no período analisado. É fundamental lembrar que esse lucro não é o ganho total em suas vendas, mas sim a margem de lucro obtida em cada venda que o seu negócio fez.

Lembre-se: quanto mais detalhadas forem as informações, mais exato será o resultado do seu ROI, evitando distorções.

Faça as contas para calcular o ROI

A conta para o ROI é: (Lucro – Investimento Inicial) / Investimento Inicial. Darei um exemplo prático para ficar ainda mais fácil.

Imagine que o ganho da sua empresa foi de 100 mil reais. Já o seu investimento inicial foi de 10 mil. Com a fórmula, essa conta ficará assim: 100 mil menos 10 mil, e o resultado será dividido por 10 mil. A estrutura será essa aqui:

(100.000 – 10.000) / 10.000

O resultado, ainda dentro desse exemplo, será 9. Isso quer dizer que o seu retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o valor da quantia investida no começo. Para ter isso em porcentagem, basta multiplicar por 100.

Ou seja: se você investiu 10 mil reais e obteve lucro de 100 mil, o seu ROI foi de 900%. Basta agora aplicar essa mesma fórmula para todos os seus investimentos que você saberá qual retorno obteve de cada um deles.

Agora que você já sabe como calcular o ROI, veja 5 dicas para aumentar as vendas com pouco investimento!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Eu quero te convidar para o Mundo FL, um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios no primeiro semestre de 2021.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *