Blindagem Patrimonial — 3 Dicas Para Proteger Seu Capital

saiba como proteger seu capital com a blindagem patrimonial

Construir um patrimônio é o sonho de muitos e não é fácil, não é mesmo? Afinal, na maioria das vezes, é necessário muitos anos de trabalho, foco e comprometimento para conseguir alcançar um bom patamar. Quem sabe da dificuldade que foi alcançar o desafio, também deve ter a preocupação em manter. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a blindagem patrimonial.

Você sabe do que se trata o processo? Confira este artigo completo e saiba mais!

Entenda o que é blindagem patrimonial

Resumidamente, blindagem patrimonial é um mecanismo que realiza a proteção jurídica do patrimônio de empresários, sócios e investidores. Podemos dizer que o processo ocorre por meio de diversas ações que evitam que bens particulares possam ser atingidos por situações imprevisíveis.

Afinal, mesmo em negócios  bem consolidados, ninguém está livre dos impactos causados pelos mais diversos tipos de crises. Ou seja, por meio do processo de blindagem é possível proteger o capital de uma empresa e/ou investidor.

Algumas vantagens do mecanismo que podem ser destacados são:

  • redução da vulnerabilidade dos bens;
  • possibilitar a sustentabilidade do negócio;
  • potencialização e crescimento do negócio;
  • proporcionar estabilidade e autoridade para investimentos maiores.

Saiba como proteger seu capital

Diante de todas as vantagens de realizar a blindagem patrimonial, confira algumas dicas para conseguir manter o capital investido protegido:

Holding patrimonial

Você já ouvir falar em holding patrimonial? O modelo pode ser definido como empresas que são criadas exclusivamente para abrigar bens de um grupo empresarial específico. Esse formato é completamente previsto em lei, portanto a criação de empresas para administração dos próprios bens possuem vantagens fiscais e tributárias

O principal objetivo é realizar a separação e proteção dos bens das empresas operacionais e transferi-los para as instituições de ordem patrimonial.

Empresa offshore

Para quem não conhece o termo offshore, é possível defini-lo como empresas que guardam dinheiro em outros países. Apesar de controvérsias, a tática é legal caso quem realiza obedecer à lei tributária do país de origem da empresa. Com uma conta bancária no exterior, é possível realizar as transferências do Brasil, porém, é imprescindível informar esse fato na declaração de rendimentos do IRPF.

Usufruto

Outra forma de realizar a blindagem patrimonial é realizar a doação de bens aos herdeiros legais, como, por exemplo, esposa e filhos. Porém, é importante que essa doação acompanhe a cláusula conhecida como reserva de usufruto.

Nesse sentido, o bem deixa de ser seu, porém é possível usufruir dele. A vantagem é que os bens fiquem protegidos de serem doados ou liquidados devido dívidas.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe! Aproveite e continue acompanhando conteúdos sobre empreendedorismo e finanças aqui no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para a segunda turma da Fórmula de Lançamento de 2020. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM LOGO!

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *