Intraempreendedorismo: Faça Verdadeiros Milagres pela Sua Empresa

intraempreendedorismo e empreendedorismo

O conceito de empreendedorismo já é conhecido, mas você já ouviu falar em intraempreendedorismo?
Ambos os conceitos são relacionados a comportamentos que podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa. Enquanto o empreendedorismo diz respeito a atitudes auto motivadas, dinamismo e iniciativa para se aventurar em caminhos novos e assuntos que você não conhece, o intraempreendedorismo diz respeito a pessoas que trabalham dentro de uma empresa e traz características empreendedoras para este ambiente, observando as oportunidades de inovação dentro do fluxo de trabalho.

As principais diferenças entre empreendedores e intraempreendedores

Empreendedores não têm medo de trilhar novos caminhos e encontrar soluções a partir de quase nada. São altamente motivados e possuem uma grande energia e resiliência para lidar com os desafios típicos de situações incertas.
Uma definição geral do empreendedorismo também diz que ele é um comportamento voltado para o desenvolvimento de novos negócios, por isso muitas vezes, o empreendedor sonha em ter a sua própria empresa, pois a liberdade para inovar é mais importante do que a estabilidade de um emprego formal.

Já os intraempreendedores são criativos, apaixonados por novidades e muito proativos, mas não necessariamente têm o ideal de criar o seu próprio negócio, por isso é importante criar um ambiente propício para que estes profissionais se desenvolvam.

Empresas intraempreendedoras dão espaço às novidades e encorajam a equipe a sugerir novas ideias. Elas também desenvolvem uma dinâmica que estimula soluções interdisciplinares e a interação entre as diferentes equipes em busca de um mesmo objetivo.

[E-BOOK] 10 HÁBITOS DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Veja quais são os hábitos que te ajudam a otimizar seu tempo e permitem que você faça coisas extraordinárias todos os dias.

Insira seu email e receba o ebook:

Como o intraempreendedorismo pode ajudar a sua empresa

Criar um ambiente que estimule o intraempreendedorismo pode gerar grandes resultados para a sua empresa. Ao estimular a atitude empreendedora em funcionários de todas as hierarquias, você terá acesso a soluções inusitadas para os problemas, muita criatividade e proatividade dos seus funcionários.
O intraempreendedorismo é indispensável para os negócios digitais, pois garantem a alta performance da empresa e consequentemente aumentam a sua competitividade no mercado. Ele também é decisivo para empresas já estabelecidas, que muitas vezes, ao alcançar um determinado patamar, perdem o potencial empreendedor do início e precisam ter a sua cultura reinventada para continuar inovando.
Funcionários intraempreendedores são capazes de inovar os processos internos, desenvolver novas técnicas de trabalho e encontrar novos mercados e soluções para a empresa, aumentando a sua rentabilidade e chances de sucesso.

Como fomentar um ambiente intraempreendedor dentro da sua empresa

Flexibilidade e visão de futuro são aspectos essenciais para criar um ambiente fértil para o intraempreendedorismo na sua empresa.
Todos os níveis hierárquicos devem estar envolvidos com este processo, diretores, gerentes, coordenadores e funcionários precisam estar abertos e envolvidos com esta atitude. Também é muito importante que os níveis hierárquicos mais altos estejam abertos para as sugestões dos funcionários e tenham flexibilidade para reordenar equipes, projetos e tecnologias conforme as inovações venham surgindo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Intraempreendedorismo: Faça Verdadeiros Milagres pela Sua Empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *