Você Sabe o Que é CEO? Conheça o Conceito e os Mais Famosos do Mundo

Descubra de uma vez por todas o que é CEO

Embora seja um termo muito utilizado no ramo empresarial, não é raro encontrar pessoas que ainda não sabem o que é CEO e o que ele representa, de fato, para uma gestão.

De forma geral, ser um CEO não é ser apenas ser o presidente ou ser o representante de uma companhia. O cargo está além de tudo isso e hoje, no artigo, nós vamos te explicar o porquê!

Confira a seguir:

  • – o que é CEO;
  • – por que um CEO é importante;
  • por que ser um bom CEO;
  • – cinco CEOs famosos e conhecidos pelo mundo.

Afinal, o que é CEO?

O termo CEO, em inglês, significa Chief Executive Officer, que pode ser traduzido para o português como presidente ou diretor executivo. Porém, esse cargo é muito mais do que essa classificação, pois presidente toda e qualquer empresa tem – mesmo que em pequenos negócios não seja chamado assim. 

No entanto, somente algumas organizações possuem e precisam de alguém que ocupe o maior cargo hierárquico e se responsabilize pelas principais decisões operacionais e estratégias da companhia. Isso é ser CEO! Não é todo dono de empresa, por exemplo, que consegue cumprir essa função.

Embora a experiência no segmento seja positiva, não é simplesmente ser o dono que faz alguém ser um bom presidente executivo. 

Por que um CEO é importante?

Agora que você já sabe o que é CEO, é importante estar ciente do que o seu papel representa para a organização como um todo. Além de estar a frente e liderar equipes, suas funções podem variar de acordo com cada modelo de gestão. 

Por exemplo, seu papel pode ser mais operacional ou analítico. Outro fator que conta é o tamanho da empresa. Certamente uma de grande porte se comportará diferente do que uma de pequeno porte.

Porém, de forma geral, as principais responsabilidades de um CEO são:

  • – estruturar a missão, visão e valores da empresa;
  • – traçar objetivos;
  • – liderar a cultura organizacional;
  • – ser o representante principal em meio à crises, coletivas de imprensa, entrevistas, etc;
  • – implementar planejamentos estratégicos;
  • – administrar a saúde empresarial;
  • – criar novos processos e analisar aqueles que possam prejudicar a saúde empresarial.

Por que ser um bom CEO?

Os melhores CEOs possuem uma visão macro da empresa, são líderes para a organização, mas também para todas as áreas que ela possui. Atualmente, quem consegue colocar em prática todas as funções do seu cargo e atingir sucesso, é visto como inspiração para muitos admiradores.

Conheça agora alguns CEOs mais conhecidos e admirado do mundo:

Steve Jobs

Um dos mais famosos e visionários é, com certeza, o empreendedor Steve Jobs. O rosto principal da  Apple empresa vanguardista da tecnologia da informação , aparece no topo de diversos rankings sobre os melhores CEOs do mundo. Tudo isso, tem motivo.

Jobs revolucionou a sua área, soube ter a visão necessária para conduzir sua empresa rumo a um caminho de ascensão e mudou completamente, e para sempre, o modo como todos nós nos comunicamos.

Larry Page

Uma das pessoas mais poderosas do mundo é Larry Page, CEO do Google. Sua visão estrategista fez com o que o Google se tornasse o maior e mais importante mecanismo de busca do planeta. 

Lars Rebien

Outro nome de grande destaque é do dinamarquês Lars Rebien Sørensen, da farmacêutica Novo Nordisk. Ele foi eleito pela Harvard Business Review (HBR) como o melhor CEO do mundo entre os anos de 2015 e 2016.

Nesse caso, Lars atingiu esse posto não apenas por causa do faturamento da empresa, mas também por sua visão ampla sobre o negócio, que tem grande performance social e ambiental  dois quesitos que passaram a ser analisados pela HBR.

Carlos Brito

Os brasileiros também merecem destaque. Um dos mais renomados entre os CEOs está Carlos Brito, da empresa AB Inbev de Jorge Paulo Lemann, aparecendo, inclusive, no ranking mundial da HBR no ano de 2016. Mas, afinal, porque Carlos conseguiu esse destaque entre tantos brasileiros?

Analisando a sua história, podemos dizer que foi por causa da valorização às pessoas, à cultura organizacional e ao sonho de ser grande, além da sua ousadia nas tomadas de decisões, o que, obviamente, implica na trajetória da empresa, que atualmente tem um terço do mercado mundial de cerveja.

Doug McMillon

Doug McMillon é o CEO do Walmart e o maior empregador privado do mundo! Ele administra, aproximadamente, 2,3 milhões de trabalhadores. Podemos destacar a sua visão incomparável de varejo que fez com o que a empresa se tornasse reconhecida e uma “gigante” do setor.

Além disso, McMillon também está aberto a novas visões tecnológicas, como criação de e-commerce para a venda de produtos ao consumidor, por exemplo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é CEO, consegue identificar bons profissionais no seu ramo? Além de serem extremamente importantes para a saúde empresarial e contribuírem para o planejamento de uma empresa, são a motivação de muitos colaboradores.  Aproveite e entenda também o que é CMO!

Continue navegando pelo blog da Ignição Digital! 

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

6 thoughts on “Você Sabe o Que é CEO? Conheça o Conceito e os Mais Famosos do Mundo”

  1. Conhecer e analisar o território, definir como agir, pra onde ir, o que fazer e como fazer para subsistir e alcançar melhores condições de atuação…é ser CEO não é pra todos…mas a todos beneficia.

  2. Como você mesmo disse, muitas pessoas não sabem o que é CEO. Sabe por que? Simples. Porque o Brasil é recheado de termos americanos e ou estrangeiros, e para sabermos o significado temos que pesquisar, e no final, nada mais é do que “isso ou aquilo” no nosso idioma.
    Respeitando todos os especialistas e bambambans, que tal criarmos gestão voltada para dentro de casa, o que não nos impedirá de conhecer o novo e trazer como parâmetro de melhoria mas também usarmos o nosso idioma ao nosso favor?

    Obrigada
    Maria Miléo

  3. Pelo o que conheço dos detentores do título de CEO, posso afirmar o que uma pessoa para atingir a estatura de CEO não basta ele ser tecnicamente o melhor, como certamente são. Têm que ser HUMANISTICAMENTE quase PERFEITOS!

  4. Uma PESSOA para atingir o máximo como CEO não basta ele ser tecnicamente o melhor, como certamente são. Têm que ser HUMANISTICAMENTE quase PERFEITOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *