O Que é Cultura Organizacional?

O Que é Cultura Organizacional

Se você é empreendedor há algum tempo, com certeza já se deparou com algum texto, entrevista ou vídeo falando sobre a importância de ter uma cultura organizacional bem definida. Mas, você realmente sabe o que é cultura organizacional? Hoje você aprenderá o que é isso. Confira abaixo!

Conceito: o que é cultura organizacional

A cultura organizacional, ou cultura da empresa, reúne os valores, objetivos e ambições da organização em um conjunto de conceitos que irão definir a missão, visão e valores do negócio. Ter esses conceitos bem definidos é importante, pois são eles que irão nortear as ações da empresa no longo prazo.

Tipos de cultura organizacional

O Que é Cultura Organizacional
Agora que você já sabe o que é cultura organizacional, precisar entender que toda empresa possui uma cultura. Ela pode ou não ser definida pelo empreendedor. Se há negligência na definição ou na implementação de uma cultura da empresa, ela se desenvolverá através dos hábitos praticados diariamente na companhia.

Existem cinco tipos principais de cultura organizacional que podem se desenvolver na sua empresa, você planejando isso ou não. Elas podem ser positivas, quando há um cuidado da gestão em fomentar comportamentos construtivos, ou negativas, caso haja negligência ou até mesmo hábitos problemáticos vindos da chefia ou dos gestores da empresa. Veja os tipos de cultura organizacional abaixo:

Cultura da culpa

A cultura da culpa é uma das mais destrutivas variações de cultura organizacional que pode se desenvolver em uma empresa. Ela é resultado de estímulos errados vindos de empreendedores e gestores, que fomentam conflitos e desconfiança no ambiente de trabalho.

Os colaboradores que trabalham em ambientes com esse tipo de cultura dedicam pouca energia na conquista de desafios. Além disso, eles possuem medo de assumir riscos e novas responsabilidades em função do receio que sentem da punição sobre maus resultados.

Cultura multidirecional

O Que é Cultura Organizacional

Esse tipo de cultura é fruto da negligência da gestão, que não se preocupa em criar integração entre as diferentes equipes, que acabam criando rivalidades entre si. A maior parte dos colaboradores que se comprometem com resultados apresentam um nível de compromisso individual com o próprio trabalho ou, no máximo, lealdade com a sua equipe de trabalho.

Boatos e intrigas são frequentes em empresas onde esse tipo de cultura predomina. Isso causa problemas entre os colaboradores e as equipes por razões triviais.

Cultura do viva e deixe viver

Organizações que negligenciam aspectos como a progressão na carreira e avaliação de desempenho dos funcionários acabam cultivando este tipo de cultura.

Nela não há estímulo para a inovação ou proatividade. Os funcionários raramente saem de suas zonas de conforto por acreditarem que não vale a pena apresentar alternativas. Afinal, o seu trabalho não será avaliado ou recompensado.

Em médio e longo prazo, os colaboradores deixam a paixão pelo trabalho e a visão de futuro de lado. Isso faz com eles mudem de empresa ao invés de tentar mudar a realidade à sua volta.

Cultura que respeita a marca

O Que é Cultura Organizacional

Para cultivar este tipo de cultura, a empresa deve ter um esforço no sentido de construir e disseminar os valores da marca para todos os colaboradores. Organizações que conseguem atingir esse objetivo contam com o compromisso dos funcionários com o cumprimento das metas da empresa.

Liderança proativa é um dos principais requisitos desse tipo de cultura. É necessário que os gestores tenham o poder de observar e estimular as suas equipes para o cumprimento da ética empresarial a superação de expectativas.

É importante lembrar que o estímulo para a superação de expectativas deve ser focado no reforço positivo e não na punição excessiva de comportamentos inapropriados, que podem gerar a cultura da culpa.

Cultura da liderança enriquecida

Profissionais altamente motivados, que possuem um real compromisso com a empresa e cooperam entre si em busca dos melhores resultados. Parece sonho? Essa cultura organizacional é resultado de uma política estruturada de estímulo e recompensa constantes.

Empresas onde a cultura da liderança enriquecida prevalece conseguem obter resultados extraordinários em função do compromisso e da iniciativa dos seus colaboradores, que se tornam novas lideranças dentro da empresa.

Agora que você sabe melhor o que é cultura organizacional, que tal descobrir mais sobre empreendedorismo digital com as minhas sacadas diárias? Assine a newsletter do Ignição Digital e fique por dentro das novidades!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *