Entenda o que é Neuroplasticidade

Entenda o que é Neuroplasticidade?

A medicina e a biologia estão em constante evolução. A cada ano que passa, somos capazes de aprender novos conceitos e descobrir elementos inovadores. A neuroplasticidade é um deles!

Vou explicar mais detalhadamente para vocês sobre o conceito aqui embaixo. Continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é neuroplasticidade?

Há alguns anos atrás, os profissionais da área da biologia e da medicina acreditavam que o cérebro humano — a partir da idade adulta — não era capaz de se alterar. 

Ou seja, acreditavam que ele tomava uma forma simplesmente imutável. Como consequência, também acreditavam que lesões cerebrais não poderiam ser curadas.

Porém, estudos mais recentes mostram exatamente o contrário! Que nosso cérebro tem sim capacidade de mutação e pode se regenerar. 

A neuroplasticidade é, então, a capacidade que o nosso sistema nervoso tem de mudar e se adaptar às novas estruturas, buscar novos caminhos. 

Isso significa que o toda a estrutura cerebral é maleável nos mais diversos sentidos, como na formação de memórias e até mesmo adaptação a eventos traumáticos. 

A nauroplasticidade é um processo que ocorre diariamente em nosso organismo, é involuntário e bastante benéfico para o dia a dia. 

Quais são os tipos de neurplasticidade?

Existem vários tipos de neuroplasticidade. Isto é, várias maneiras diferentes de regeneração de nossa estrutura cerebral. 

Vamos falar sobre cinco desses tipos:

  • plasticidade axônica — acontece até os dois anos de idade, é o desenvolvimento do cérebro com base nas experiências do bebê;
  • plasticidade dendrítica — ocorre nas fases iniciais do desenvolvimento, quando a conexão entre neurônios se intensifica;
  • plasticidade somática —  é a capacidade de regular a proliferação e a morte das células nervosas;
  • plasticidade sináptica — capacidade das sinapses de ficarem mais fortes ou mais fracas de acordo com a influência do meio externo;
  • plasticidade regenerativa — é a regeneração. Age mais no sistema nervoso periférico, que conecta o nosso corpo com o sistema nervoso central.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o que é neuroplasticidade e como impacta no desenvolvimento humano?

Aqui na Ignição Digital nós temos muito mais conteúdos interessantes como este! Se quiser continuar aprendendo ainda mais continue acompanhando o blog. 

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

2 thoughts on “Entenda o que é Neuroplasticidade”

    1. Oi Junio, como vai?!

      Sim, Junio, o cérebro é a parte física neural que pode ser reconfigurada, a mente é o fruto do cérebro, que é um estado de consciência baseado no aprendizado e nas ligações neurais físicas. Se aprendeu a fazer de forma X ou Y, seu cérebro conecta neurônios para este aprendizado e gera uma percepção/crença (se é limitante ou não, depende dos efeitos dela).

      Espero ter ajudado de alguma forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *