Entenda o que é Neuroplasticidade

Entenda o que é Neuroplasticidade?

A medicina e a biologia estão em constante evolução. A cada ano que passa, somos capazes de aprender novos conceitos e descobrir elementos inovadores. A neuroplasticidade é um deles!

Vou explicar mais detalhadamente para vocês sobre o conceito aqui embaixo. Continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é neuroplasticidade?

Há alguns anos atrás, os profissionais da área da biologia e da medicina acreditavam que o cérebro humano — a partir da idade adulta — não era capaz de se alterar. 

CLIQUE e baixe o ebook!

Ou seja, acreditavam que ele tomava uma forma simplesmente imutável. Como consequência, também acreditavam que lesões cerebrais não poderiam ser curadas.

Porém, estudos mais recentes mostram exatamente o contrário! Que nosso cérebro tem sim capacidade de mutação e pode se regenerar. 

A neuroplasticidade é, então, a capacidade que o nosso sistema nervoso tem de mudar e se adaptar às novas estruturas, buscar novos caminhos. 

Isso significa que o toda a estrutura cerebral é maleável nos mais diversos sentidos, como na formação de memórias e até mesmo adaptação a eventos traumáticos. 

A nauroplasticidade é um processo que ocorre diariamente em nosso organismo, é involuntário e bastante benéfico para o dia a dia. 

Quais são os tipos de neurplasticidade?

Existem vários tipos de neuroplasticidade. Isto é, várias maneiras diferentes de regeneração de nossa estrutura cerebral. 

Vamos falar sobre cinco desses tipos:

  • plasticidade axônica — acontece até os dois anos de idade, é o desenvolvimento do cérebro com base nas experiências do bebê;
  • plasticidade dendrítica — ocorre nas fases iniciais do desenvolvimento, quando a conexão entre neurônios se intensifica;
  • plasticidade somática —  é a capacidade de regular a proliferação e a morte das células nervosas;
  • plasticidade sináptica — capacidade das sinapses de ficarem mais fortes ou mais fracas de acordo com a influência do meio externo;
  • plasticidade regenerativa — é a regeneração. Age mais no sistema nervoso periférico, que conecta o nosso corpo com o sistema nervoso central.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o que é neuroplasticidade e como impacta no desenvolvimento humano?

Aqui na Ignição Digital nós temos muito mais conteúdos interessantes como este! Se quiser continuar aprendendo ainda mais continue acompanhando o blog. 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *