6 Dicas de Como Ser Um Bom Gerente

6 Dicas de Como Ser Um Bom Gerente

Gerenciar uma empresa requer bastante conhecimento em diversos setores. É necessário ter uma visão geral sobre os processos que ocorrem na instituição e conseguir participar efetivamente em cada uma das tomadas de decisões, mesmo que existam pessoas preparadas e nomeadas para isso — por isso, um gerente irá auxiliar e liderar com o apoio dos demais colaboradores. Quer saber como ser um bom gerente e ter um resultado positivo? Então confira este artigo!

O papel do gerente nas organizações

Quando falamos sobre como ser um bom gerente, precisamos pensar, primeiramente, nas funções que ele desempenha.

De modo geral, um gerente deve saber administrar bem os recursos, processos e as pessoas. Isso porque, como falamos anteriormente, este profissional necessita estar ciente de tudo o que ocorre dentro da empresa para auxiliar e orientar as tomadas de decisão.

Ele não deve ter apenas o papel de mandar e supervisionar, mas também precisa ser participativo, ativo, contribuinte e gerador de resultados e melhorias.

Um gerente é um líder e, como todo bom cargo de liderança, deve saber conduzir as situações e ter sensibilidade para lidar com os colaboradores, sabendo ouvir e propor soluções.

Dependendo da instituição, pode ocorrer de ter gerentes diferentes espalhados por setores, como o gerente administrativo, financeiro, comercial, entre outros.

Mas como ser um bom gerente?

Para ajudar você na missão de melhorar a forma como realiza a gerência de uma empresa, listamos algumas dicas que são primordiais para ser um bom gerente. Vamos conferir quais são elas?

1. não seja negativo, tenha cuidado com as palavras e trate as pessoas com educação e empatia;
2. tenha uma comunicação clara e objetiva e nunca deixe de passar informações relevantes para os colaboradores sobre processos, projetos, status, metas, promoções, entre outros;
3. seja um exemplo para os demais. Motive e incentive os colaboradores dia a dia;
4. conheça quem faz parte do seu convívio. Isso é importante para o bom desempenho de todos, para criar harmonia na empresa e ainda é uma forma de mostrar que você reconhece os esforços de cada um;
5. tente solucionar problemas na base do diálogo. Esteja disposto a ouvir todos os lados, opiniões e sugestões;
6. atente-se às dificuldades da empresa e aos pontos negativos. Busque processos que melhorem o rendimento, a produtividade e os resultados individuais e coletivos.

Respondida à dúvida sobre como ser um bom gerente? Agora você já pode colocar estas dicas em prática e melhorar a forma como gerencia suas equipes! Assim, será possível tornar as áreas mais produtivas e engajadas com a missão e os valores da instituição.

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