5 Maneiras de Divulgar o Seu Negócio Digital De Graça

como divulgar sua empresa de graça na internet

Muitos negócios digitais começam as suas atividades com orçamentos muito apertados e quase nenhuma verba para a publicidade. Deste modo, a dúvida de muitos empreendedores no início é: “como divulgar a minha empresa de graça na internet?”.

Para começar, preciso alertá-lo: sim, é possível divulgar a sua marca sem gastar dinheiro, mas isso não quer dizer que a divulgação é totalmente gratuita. Afinal, você irá gastar seu tempo de trabalho para isso. Além de dedicar tempo de trabalho, as formas gratuitas de divulgação na internet também precisam de tempo para fornecer resultados.

Portanto, neste artigo vou mostrar 5 dicas que permitirão que você divulgue seus conteúdos de graça.

Publique conteúdo relevante

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Uma das formas mais comuns de divulgar o próprio negócio sem gastar nada é produzindo conteúdo otimizado para o Google, o que fará com que um número maior de pessoas te encontre.

Aprenda as principais técnicas de SEO (o Google tem uma apostila online disponível gratuitamente para quem deseja criar conteúdo otimizado) e estabeleça um cronograma de postagens. O seu site será mapeado mais facilmente pelos mecanismos de busca e irá aparecer com mais frequência nas pesquisas dos usuários.

Use as mídias sociais

Crie um grupo no Facebook para divulgar seu negócio. Além de gratuito, é bem eficiente o uso das redes sociais, assim como no Instagram, Snapchat, Linkedin e diversas outras mídias sociais que o seu público-alvo com certeza está usando.

Entretanto, criar o seu perfil não basta. É preciso que você interaja com os clientes e seguidores da sua marca de forma constante. Publique conteúdo exclusivo para estes meios de comunicação e ‘converse’ bastante com os seus seguidores. Você verá que, aos poucos, a sua audiência vai aumentando ao longo do tempo.

Coloque o seu negócio no mapa

Empresas que atuam de forma local têm uma vantagem na hora de divulgar seus negócios gratuitamente na internet. Isso porque elas podem se cadastrar gratuitamente no Google Maps e indicar a localização de suas sedes, aparecendo nas buscas locais dos usuários da ferramenta.

Aposte na sua base de contatos

Quem produz conteúdo online pode criar uma boa base de contatos estimulando os usuários a fazerem cadastro na sua página. Desta forma você pode divulgar as novidades do seu negócio através da lista de e-mails que você criou a partir do site. Existem ferramentas pagas e gratuitas de criação e envio de e-mail marketing. Basta que o empreendedor escolha a melhor plataforma para o seu negócio.

Invista no ‘boca a boca’ virtual

A máxima que diz que “um cliente bem-atendido é um garoto-propaganda natural para qualquer negócio” também vale para os negócios digitais. Encante seus clientes e tenha certeza que, ao longo do tempo, surgirão recomendações e novos clientes vindos das indicações feitas por usuários satisfeitos.

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Outra forma de garantir o ‘boca a boca’ é criando conteúdo criativo, com potencial para viralizar.

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