O Que é Omnichannel?

O Que é Omnichannel

Você já ouviu falar em Omnichannel? Esse conceito é bastante utilizado no varejo, já que se baseia principalmente nas convergências de todos os canais que são utilizados por uma empresa. Ficou confuso? Calma! No nosso bate-papo de hoje, você entenderá o que é Omnichannel e como é a sua aplicação no dia a dia de uma empresa.

Afinal, o que é Omnichannel?

O Omnichannel é uma tendência relativamente nova no varejo e, na maioria das vezes, se relaciona com outros conceitos parecidos como “multichannel” ou multicanal.

Na ideia de multicanal, são oferecidas diversas opções de canais de vendas e comunicação aos clientes, ou seja, o consumidor possui várias formas de adquirir seu produto. No OmniChannel, o seu varejo não apenas oferece opções de canais de compra, mas também mantém todos os canais em sintonia.

Em suma, ser multicanal é oferecer canais diferentes aos seus clientes, enquanto ser Omnichannel é integrá-los para oferecer uma experiência melhor de compra.

CLIQUE e baixe o ebook!

Com isso, podemos dizer que Omnichannel é a evolução do varejo multicanal, já que foca totalmente na experiência do consumidor em todos os canais de compra disponibilizados a ele, tanto online quanto offline

Conheças as vantagens do Omnichannel

O Que é Omnichannel?

Agora que você já sabe o que é Omnichannel, conheça as principais vantagens dessa abordagem:

Atende a diversos perfis de cliente

Mesmo estando na era digital, não podemos considerar que todos os consumidores compram online. Alguns preferem estar conectados, outros preferem outro tipo de solução. Por isso, o ominichannel é ideal para atender e entender cada perfil de consumidor.

Melhora a satisfação do cliente

Cada vez mais, as pessoas têm buscado primeiro online sobre os produtos que desejam comprar. Integrando lojas físicas, online e comunicação, você facilita a vida do seu cliente e ainda tem a certeza de que ele vai encontrar exatamente o que procura.

Sempre que o cliente segue sua jornada de compra ou até mesmo de atendimento de forma assertiva e conveniente, é comum que ele se sinta muito mais satisfeito. E todos nós sabemos que clientes mais satisfeitos tendem a comprar mais.

Aumenta a taxa de conversão

Com diversos canais nos quais os clientes podem tirar dúvidas e experimentar diferentes possibilidades que são oferecidas pelo seu negócio, eles criam um relacionamento de confiança com o produto e com a empresa e, consequentemente, a taxa de conversão tende a aumentar.

Saiba como aplicá-lo

Para aplicar o Omnichannel em sua empresa, o primeiro passo é fazer a integração das áreas. Para que isso ocorra, é necessário que o projeto logístico também esteja integrado aos sistemas tecnológicos.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Além disso, o marketing deve ser orgânico e as estratégias devem estar alinhadas com todos os canais, permitindo que o cliente transite entre lojas virtuais ou físicas e possa solucionar seus problemas online ou não.

Para que a estratégia de Omnichannel tenha sucesso é preciso manter sempre o foco no cliente, entender de forma profunda suas características e comportamento de compra. Dessa forma, será muito mais fácil criar as melhores possibilidades para ele.

Você já aplica o Omnichannel na sua empresa? Diga nos comentários como tem sido a sua experiência. E, para ficar ainda mais expert, leia também meu artigo sobre comportamento do consumidor e confira minhas 2 dias para vencer os inimigos.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *