Kanban: Descubra o Que é e Como Implementar

Kanban: Descubra o Que é e Como Implementá-lo

As ferramentas de gerenciamento de produtos e projetos estão cada vez mais alinhadas com as expectativas das empresas. Com a competitividade do mercado, a tecnologia não para de crescer. Um importante conceito que se desenvolveu foi o Sistema Kanban. Há muitos anos ele vem sendo usado por empresas de diferentes portes e segmentos e aplica melhorias e desenvolvimento tecnológico em muitas organizações. Descubra o que é e como implementá-lo no post a seguir!

Você sabe o que é o Kanban?

Foi no Japão que o sistema Kanban surgiu, após a segunda Guerra Mundial, com a intenção de melhorar o nível de produtividade econômica do país. Kanban significa “cartão visual”, mas também pode ser chamado de gestão visual, placa visível ou registro.

Basicamente, o Kanban é um quadro que pode ser um software ou folha de papel, em que cartões são organizados. Como assim? Os cartões dispostos no quadro representam as atividades que estão sempre correspondendo a um fluxo predefinido de etapas. Conforme o trabalho se desenvolve, os cartões mudam de estágio. E sempre que um novo trabalho surge, um novo cartão é criado.

Princípios do sistema Kanban

Kanban: Descubra o Que é e Como Implementá-lo

CLIQUE e baixe o ebook!

O Kanban, assim como os sistemas de trabalho, segue alguns princípios. Veja:

Visualização da Cadeia de Valor: seja por meio de um quadro, software ou outro meio, é comprovado cientificamente que o cérebro processa melhor informações visuais, e é por meio da visualização das etapas de trabalho que o Kanban atua;

Desenvolvimento por estágios ou adaptativo: com o Kanban, prioriza-se a entrega mais importante por meio de um processo de gestão de mudanças;

Caráter Restritivo: por meio de etapas, o desenvolvimento ocorre de forma fácil, medindo o aperfeiçoamento do processo.

Vantagens do Kanban

Para as empresas, o sistema Kanban é excelente, pois a utilização reflete também na redução de custos. Isso porque as empresas conseguem maior disponibilidade de capital de giro ao manterem em estoque somente o que consumirão prontamente, sem a necessidade de manter um grande capital imóvel. Além disso, o sistema Kanban possui as seguintes vantagens:

  • Visibilidade otimizada de projetos;
  • Equipe mais motivada e a função do colaborador é valorizada;
  • Não é exigente quanto à organização rígida;
  • Ciclos com tempos menores, favorecendo agilidade na entrega dos materiais e produção dos itens;
  • Processos não burocráticos, pois dispensa documentos formais de controle.

Como implementar o sistema Kanban?

Kanban: Descubra o Que é e Como Implementá-lo

Antes de implementar o sistema em seu negócio, é necessário que a equipe tenha um preparo prévio para poder recebê-lo. Treinamentos e apresentações do conceito relacionados ao cartão, bem como as vantagens que ele traz é um bom início.

O segundo passo é identificar as etapas de trabalho que a equipe segue para produzir um item. O processo começa com o “to do” (fazer) e é finalizado com “done” (feito). Quando a atividade está em progresso, é definida como “wip”. Mas o sistema pode ser modificado de acordo com as necessidades da empresa.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Abuse das cores e figuras geométricas para destacar as prioridades. Com o estabelecimento delas, a empresa não corre o risco de entregar produtos com atrasos ou sem eficiência.

O Kanban é um grande aliado para o bom funcionamento de empresas e colabora para que os resultados sejam visualizados de maneira dinâmica e objetiva.

E você, já conhecia esse sistema? Deixe sua resposta nos comentários! Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes em primeira mão!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *