5 Bancos de Vídeos Gratuitos Para Criar Projetos Incríveis

conheça bancos de vídeos gratuitos

Os vídeos geram aproximação, engajamento e são ótimos divulgadores de informação. Então, que tal usá-los em estratégias de marketing? Há vários bancos de vídeos gratuitos que podem ajudar nisso. 

Neste artigo, você saberá mais sobre: 

  • o que são bancos de vídeo gratuitos; 
  • por que e quais as vantagens de usar vídeos gratuitos em seus projetos; 
  • como encontrar esses vídeos com dicas de sites de bancos on-line. 

Confira!

O que são bancos de vídeos gratuitos?

Os bancos de vídeos gratuitos funcionam de maneira semelhante aos de imagens. Muitos, inclusive, disponibilizam as duas mídias para download. 

Para utilizar esse site, é bastante simples. Basta pesquisar o vídeo que deseja por meio de palavras-chave e depois escolher qual irá baixar. Por exemplo: se você precisa de um vídeo relacionado com culinária, pode buscar por “pessoa cozinhando”. 

Como boa parte dos bancos de vídeos gratuitos são estrangeiros, o ideal é que você pesquise o termo em inglês. Assim, as chances de encontrar o que deseja serão maiores. 

Por que usar bancos de vídeos? Veja as vantagens

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Provokers, divulgada em 2019, o consumo de mídias audiovisuais aumentou 165% no Brasil, nos últimos cinco anos. Então, é nítido que investir nessa modalidade é uma ótima forma de atrair a atenção do público — e, nesse sentido, os vídeos disponíveis na internet são grande aliados.

Existem várias vantagens de usar os bancos de vídeos gratuitos. A primeira, obviamente, é o próprio custo. Ao utilizar essas mídias que já estão prontas, e disponibilizadas de graça, você não precisa se preocupar em produzir os materiais audiovisuais.

Imagine só que você tem um projeto em mãos que tem grande potencial, mas não há tantos recursos disponíveis assim. Produzir um vídeo requer materiais, capital, pessoas especializadas e tempo disponível. Quando você não tem tudo isso em seu alcance, a melhor alternativa é usar os vídeos prontos dos bancos gratuitos.  

Além disso, a diversidade de mídias disponíveis é grande. Você pode encontrar várias opções de vídeos relacionados com o tema que deseja para enriquecer ainda mais os seus projetos. 

Sem contar que esses bancos são fáceis de usar. Mesmo quem nunca buscou os vídeos pode baixá-los em poucos minutos. Dessa forma, é possível agregar ainda mais valor em suas comunicações, sejam elas internas ou externas.

Mas como encontrar esses materiais? Veja dicas de bancos de vídeos sem custo

Há diversos bancos de vídeos gratuitos que você pode testar. Caso não encontre o que deseja em um, basta ir para outro que, certamente, terá materiais diferentes. Confira as principais plataformas: 

1. Pexels

O Pexels é um site de vídeos e imagens gratuitas que tem ajudado projetos de empresas do mundo todo. Nesse banco, os usuários não precisam atribuir a autoria, pois todos têm licença da Creative Commoms, uma organização que permite o uso de vários conteúdos.

O interessante do Pexels é ter vídeos em time lapse e com fundo verde — que pode ser substituído de acordo com as necessidades. A desvantagem é que eles não estão em 4K, ou seja, em alta resolução de imagem. 

2. Pixabay

Com funcionamento similar ao Pexels, o Pixabay também não requer a divulgação da autoria e pode ser usado por todas as pessoas. A vantagem, nesse caso, são as mídias em 4K. 

3. Videvo

No Videvo, há várias opções de vídeos, inclusive uma seleção especial de temática natalina. Porém, é necessário uma atenção especial para encontrar os materiais mais diferentes e criativos. 

A particularidade desse site é que ele possui três licenças de uso, sendo que em algumas delas não é possível usar os vídeos comercialmente. 

4. Vidlery

O Vidlery é um banco de vídeos animados que qualquer usuário pode utilizar, seja para uso pessoal ou comercial. O site permite que as mídias sejam baixadas em MP4 e Webm, e não necessitam de atribuição de direitos autorais. 

Além de usar os conteúdos da forma como foram criados, é possível também modificá-los de acordo com as necessidades do projeto. 

5. Ignite Motion

O Ignite Motion também é especializado em vídeos e fundos animados. Nesse site, você pode baixar a mídia que quiser sem a necessidade de criar uma conta. 

Porém, a plataforma não possui pesquisa por palavras. Por isso, você deve navegar pelas páginas para ver o que há disponível e se existe algo que corresponda aos seus interesses. 

Conclusão

O consumo de vídeos cresceu bastante nos últimos anos. Como essa mídia aproxima, envolve e gera bastante interesse, vale considerá-la para a realização de projetos, incluindo ações de comunicação. 

Assim, os bancos de vídeos gratuitos são grandes aliados. As empresas não precisam criar um material audiovisual do zero, já que existem vários conteúdos disponíveis e que não exigem qualquer custo. 

Salve esses sites para quando precisar. Para mais dicas sobre negócios e comunicação, continue na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *