Imagens Sem Direitos Autorais – Posso Usar? Como Funciona?

Imagens Sem Direitos Autorais

Trabalha com design, produção de conteúdo ou já precisou buscar imagens na internet? Então, você sabe o quanto é difícil encontrar fotos em alta resolução que casem com sua necessidade. Esse processo de pesquisa pode durar horas e quando finalmente encontra a foto, corre o risco de ela ter dono. Em outro texto, eu mostrei a importância do uso de Bancos de Imagem. Hoje, eu vou explicar como funciona e dar sacadas de como proceder com Imagens sem Direitos Autorais. Vamos lá?

Entendendo o que são os Direitos Autorais

Todo bem jurídico possui uma tutela legal, as imagens são da mesma forma e, por isso, são consideradas como propriedades intelectuais. Esse direito evita usos indevidos.

Ao usar um banco pago, você adquire autorização para usar uma imagem com direito autoral restrito. Já ao usar um banco gratuito, você adquire imagens com Creative Comms (livre de custos com Direitos Autorais).

Tipos de Direitos Autorais

Copyleft e Copyright

Imagens Copyright precisam ser compradas para qualquer tipo de uso. Já Copyleft abre mão de qualquer direito autoral, desde que seu uso não seja comercial.

Royalt Free

CLIQUE e baixe o ebook!

Apesar do nome, essa licença é paga e permite o uso livre da imagem.

Rights-managed

Essa licença restringe de várias maneiras o uso da foto, mesmo ao comprar. Por exemplo: como editar, local onde pode ser reproduzida, tipo de mídia, etc.

Domínio público

O domínio público é uma herança cultural, ou seja, o autor ou a lei permitiu o uso livre, desde que a fonte seja citada. Nesse site você confere se a imagem é de domínio público ou não.

Imagens Sem Direitos Autorais

A maneira mais segura de conseguir imagens livres de direitos autorais é usando Creative Cooms através de bancos gratuitos, veja.

CC BY – Atribuição

Permite cópia, distribuição, exibição e execução de mudanças, desde que contenha crédito ao dono.

CC NC – Uso não comercial

Você pode copiar, distribuir, exibir, modificar, desde que não comercialize nada com isso.

CC ND – Não a obras derivadas

Permite fazer tudo com a imagem, menos modificação.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

CC SA – Compartilhamento pela mesma licença

As obras podem ser compartilhadas, desde que sua licença seja idêntica à imagem original.

Fique atento! A mesma imagem pode conter uma ou mais licenças do CC. Multiplicando as regras. Por isso, evite usar imagens adquiridas de forma incorreta no Flickr, Google, Facebook, Twitter, Instagram, etc. E caso você encontre uma foto que retrate uma obra de arte ou alguém que não autorizou o uso da imagem para fins comerciais, cuidado, você pode correr riscos com utilização indevida.

Agora que você já sabe tudo sobre os riscos de usar imagens sem Direitos Autorais, assine a newsletter para receber mais sacadas como essa!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *