Você Sabe a Diferença entre Marketing e Vendas? Eu te Conto!

diferença entre marketing e vendas

Os novos empreendedores precisam manter-se em constante atualização no mercado, aprender e dominar diferentes conceitos e áreas e assim garantir o sucesso de seus negócios. Hoje, vamos te ensinar a diferença entre marketing e vendas. Continue acompanhando este artigo.

O que é marketing?

Para entender as diferenças é preciso descobrir as definições de cada termo. Vamos começar por “o que é marketing?

Segundo consta no dicionário é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”

Porém, vamos definí-lo da seguinte maneira: marketing é toda a ação que visa promover para converter e atrair consumidores, seja para um produto, uma causa, uma personalidade ou um serviço.

Ou seja: o marketing não se encarga diretamente da venda final e lucro, ele é o caminho para que essa concretização aconteça.

O que é venda?

Já entendemos melhor o conceito de marketing, então o que seria venda? Venda é a ação e concretização de toda a estratégia.

Segundo o dicionário, é o ” ato ou efeito de vender e transferência da posse ou do direito sobre alguma coisa mediante pagamento”. Ou seja, é a entrega de algo desejado ao consumidor.

De um lado, o vendedor cumpre a promessa ofertada com o produto final. De outro lado, o consumidor realiza seu desejo e paga para obtê-lo.

Afinal, qual a diferença entre marketing e vendas?

Enxergar a diferença entre marketing e vendas, na verdade, é entender como esses dois processos se complementam. Afinal um é o meio para que o outro atue.

A finalidade do marketing é vender, seja o que for, desde uma causa social até uma caneca. Enquanto a razão da venda é lucro e faturamento. Quando bem planejadas, as duas estratégias levam sucesso para os negócios.

Como tudo isso funciona no funil?

Você já deve ter ouvido falar em funil de vendas, certo? Esse esquema teórico serve para entender melhor o caminho de decisão do consumidor. Ao analisar o marketing no funil, entendemos ele como um dos argumentos que convencem o indivíduo a avançar nas etapas até a compra ou conversão final.

Quando você entende que esses dois processos devem andar de mãos dadas, aprende a valorizar as suas estratégias de marketing e aumenta o seu faturamento com dicas matadoras!

Agora que você enxerga a diferença entre marketing e vendas, aproveite para conferir os outros conteúdos aqui do blog Ignição Digital!

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