Você Sabe a Diferença entre Marketing e Vendas? Eu te Conto!

diferença entre marketing e vendas

Os novos empreendedores precisam manter-se em constante atualização no mercado, aprender e dominar diferentes conceitos e áreas e assim garantir o sucesso de seus negócios. Hoje, vamos te ensinar a diferença entre marketing e vendas. Continue acompanhando este artigo.

O que é marketing?

Para entender as diferenças é preciso descobrir as definições de cada termo. Vamos começar por “o que é marketing?

Segundo consta no dicionário é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”

Porém, vamos definí-lo da seguinte maneira: marketing é toda a ação que visa promover para converter e atrair consumidores, seja para um produto, uma causa, uma personalidade ou um serviço.

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Ou seja: o marketing não se encarga diretamente da venda final e lucro, ele é o caminho para que essa concretização aconteça.

O que é venda?

Já entendemos melhor o conceito de marketing, então o que seria venda? Venda é a ação e concretização de toda a estratégia.

Segundo o dicionário, é o ” ato ou efeito de vender e transferência da posse ou do direito sobre alguma coisa mediante pagamento”. Ou seja, é a entrega de algo desejado ao consumidor.

De um lado, o vendedor cumpre a promessa ofertada com o produto final. De outro lado, o consumidor realiza seu desejo e paga para obtê-lo.

Afinal, qual a diferença entre marketing e vendas?

Enxergar a diferença entre marketing e vendas, na verdade, é entender como esses dois processos se complementam. Afinal um é o meio para que o outro atue.

A finalidade do marketing é vender, seja o que for, desde uma causa social até uma caneca. Enquanto a razão da venda é lucro e faturamento. Quando bem planejadas, as duas estratégias levam sucesso para os negócios.

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Como tudo isso funciona no funil?

Você já deve ter ouvido falar em funil de vendas, certo? Esse esquema teórico serve para entender melhor o caminho de decisão do consumidor. Ao analisar o marketing no funil, entendemos ele como um dos argumentos que convencem o indivíduo a avançar nas etapas até a compra ou conversão final.

Quando você entende que esses dois processos devem andar de mãos dadas, aprende a valorizar as suas estratégias de marketing e aumenta o seu faturamento com dicas matadoras!

Agora que você enxerga a diferença entre marketing e vendas, aproveite para conferir os outros conteúdos aqui do blog Ignição Digital!

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