Saiba Como Cobrar um Cliente sem Perdê-lo

Saiba Como Cobrar um Cliente sem Perdê-lo

Trabalhar com vendas traz diversos desafios para o empreendedor, e entre eles está a tarefa de lidar com os inadimplentes. Sejam as vendas de produtos ou de serviços, é muito complicado saber como cobrar um cliente de maneira profissional, sem que isso seja desconfortável para ambas as partes.

Será que existe uma técnica para fazer suas cobranças e, ao mesmo tempo, evitar uma situação constrangedora ou um conflito? Eu digo que sim e trago algumas dicas neste artigo. Confira!

Como cobrar um cliente de maneira profissional?

Todo produto ou serviço oferecido deve ser pago no prazo estipulado previamente. A falta do pagamento constitui inadimplência, e precisa ser cobrada.

É comum, principalmente em empresas novas no mercado, que não se saiba como cobrar um cliente de maneira adequada. Pelo medo de perdê-lo, inclusive, às vezes a cobrança é adiada por meses a fio.

No entanto, é importante entender que o inadimplente sempre tem interesse em sanar a dívida, ainda mais se isso envolver a garantia de recuperação de crédito.

CLIQUE e baixe o ebook!

Confira as sugestões que selecionei para você colocar em prática ainda hoje e evitar esta atitude:

Inicie a cobrança por meios mais impessoais

Ninguém, em hipótese alguma, quer ser cobrado por algo que não pagou, independentemente da razão. Por isso é melhor apostar em táticas que proporcionem uma certa distância do cliente nas primeiras tentativas de cobrança. E-mails são os mais utilizados, embora sua taxa de eficiência seja baixa.

É interessante partir deste ponto pois, muitas vezes, o cliente pode não saber que está devendo, talvez por esquecimento, talvez por não ter certeza de quando a dívida seria cobrada, enfim, diversas razões.

Ao ler um e-mail, ele se sentirá mais informado do que cobrado, e isso é bom para que não haja um primeiro pensamento mais agressivo.

A cobrança direta deve vir acompanhada de um bom atendimento

Diante de uma ineficiência nas primeiras cobranças, o ideal (e necessário) é passar para meios mais diretos, como o telefone. Porém, as ligações exigem certa cautela. É importante monitorar a qualidade no atendimento ao cliente.

Primeiramente, é crucial que você ou sua equipe só liguem quando tiverem propostas para oferecer. Não adianta nada ligar e pedir para que o cliente decida, bem como não é de nenhuma serventia ter uma única proposta. Faça o contato com pelo menos três opções em vista.

Além disso, pergunte sempre o que causou o atraso. De repente o pagamento só não foi efetuado devido a um problema na entrega de produtos, ou por questões com o serviço que não foram solucionadas.

Saber o motivo da dívida é uma das partes mais importantes, pois o problema da inadimplência pode estar dentro de sua empresa, e qualquer ajuda para melhorar o seu processo comercial é sempre bem vinda.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Seja minimamente flexível

Vivemos uma crise financeira quase constante, e todos temos dificuldade para pagar uma conta ou outra. Portanto, não é uma ideia muito válida ligar para um cliente para cobrá-lo de maneira irredutível.

Às vezes tudo o que ele precisa para sanar a dívida é de um pequeno desconto. Vale a pena medir se o valor pedido na redução não faz jus à liberação da dívida!

Gostou das dicas? Já sabe como cobrar um cliente da melhor maneira? Confira os outros artigos do Ignição Digital para mais sacadas de empreendedorismo!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *