Canvas da Proposta de Valor — O que é e Como Usar

saiba o que é canvas de proposta de valor

O Canvas da Proposta de Valor é uma metodologia que ajuda a entender o universo do cliente. Quando a empresa adota essa estratégia já durante a sua estruturação,  consegue atender melhor as necessidades do público, além de economizar tempo e dinheiro. 

Essa ferramenta funciona como um detalhamento do Segmento de Clientes e Proposta de Valor que fazem parte do Business Model Canvas. Entenda o que isso significa para um modelo de negócios e como adotar a estratégia!

O que é uma Proposta de Valor?

Antes de mais nada, é importante saber o que é a proposta de valor. Diferentemente do que alguns podem imaginar, essa expressão não trata de quanto um produto custa. 

A proposta de valor se refere à estratégia de mostrar os benefícios da marca para os clientes. Vale notar que os consumidores costumam analisar as empresas sob os seguintes aspectos: novidade, design, status, personalização, preço, usabilidade, entre outros. 

Desse modo, a comunicação precisa atacar exatamente esses pontos. É importante que as organizações consigam mostrar qual é a missão delas de maneira clara, exaltando porque podem resolver o problema do cliente. 

Como funciona o Canvas da Proposta de Valor?

O Canvas da Proposta de Valor é dividido no perfil do cliente e no mapa de valor. O segundo representa as soluções para os problemas do primeiro. Entenda melhor o que é necessário ter em cada uma dessas partes!

Perfil do cliente

O perfil do cliente possui três blocos: tarefas, dores e ganhos. Ao encontrar as respostas para essas questões, você pode entender melhor quem é a sua persona

As tarefas são as atividades que os consumidores exercem no dia a dia, dentro e fora do trabalho. A partir disso é possível saber quais problemas eles precisam solucionar ou quais desejos quer atender. 

Você pode separar as tarefas em: 

  • funcionais: estão relacionadas com um problema específico; 
  • pessoais: quando os clientes esperam atender algo emocional, como se sentirem mais seguros;
  • sociais: associadas à necessidade de demonstrar status e qualidade para outras pessoas. 

O bloco das dores dos clientes representa os riscos envolvidos nas tarefas. Ou seja, são as fraquezas que podem estar presente em todos os tipos de negócio. Também é possível dividir as dores em três: 

  • obstáculos: o que impede o seu público de começar uma tarefa. Exemplo: falta de um sistema ágil; 
  • riscos: o que pode ter consequências negativas; 
  • resultados indesejados.

No bloco dos ganhos do cliente, você precisa descrever as vantagens que os consumidores esperam ter. Isso pode envolver, por exemplo, praticidade, ganhos sociais, economia de custos e muito mais. 

Mapa de valor

O mapa de valor é a parte que fica à esquerda do Canvas da Proposta de Valor e, na prática, apresenta as soluções para o perfil do cliente. Ele precisa oferecer as seguintes informações: analgésicos, criadores de ganhos, produtos e serviços. 

Os produtos e serviços são o que a sua empresa vende. O que você oferece é algo que ajuda um determinado público. Por exemplo: se o foco da sua empresa são roupas infantis, os pais de crianças são os beneficiados do seu negócio. 

No que se refere aos analgésicos, eles consistem na forma como você resolverá um problema. Pensando no exemplo anterior, a dor do seu cliente pode ser encontrar roupas confortáveis e com design próprio para quem irá vesti-las. 

Por fim, o mapa de valor deve incluir ainda os ganhos para clientes. Nessa parte, você pode mostrar os benefícios e o que o público irá ganhar ao optar pela sua marca. 

Dicas para montar o Canvas da Proposta de Valor

Existem alguns truques que podem fazer com que o seu Canvas da Proposta de Valor fique bem organizado e seja mais eficiente para o seu negócio. Confira!

  • utilize post-it coloridos: isso poderá ajudar você a identificar as informações com mais facilidade; 
  • faça com um propósito: apesar de ser importante para as marcas, a proposta de valor não é obrigatória. Então, se for fazer, utilize essa estratégia para testar os seus produtos e ideias;
  • segmente: utilize cada canvas para um cliente específico. Se depois quiser fazer outra proposta, monte outra esquematização; 
  • observe o tempo: lembre-se de separar as ideias por passado e futuro, não misturando-as. 

Conclusão

O Canvas da Proposta de Valor é uma estratégia que pode ajudar você a entender melhor o seu cliente e, assim, focar nos diferenciais do seu produto. Ele é dividido em duas partes principais: perfil do cliente e mapa de valor. 

O perfil se refere aos dados do consumidor. Já o mapa de valor representa os benefícios e diferenciais da marca que atendem aos desejos do público. 

Quer saber mais sobre como fortalecer a sua comunicação com os clientes? Leia os outros conteúdos da Ignição Digital!

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