Regime Tributário — Qual é o Certo para a Sua Empresa

Regime Tributário — Qual é o Certo para a Sua Empresa

Toda empresa precisa pagar seus impostos corretamente, certo? É por meio do regime tributário que se sabe quais serão os tributos obrigatórios de determinado empreendimento. Em suma, existem três opções diferentes vigentes no Brasil neste momento: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Estudar e optar pelo modelo ideal é uma das tomadas de decisão mais importantes que fará em toda a vida daquela empresa. Para escolher, porém, é preciso realizar o que chamamos de Planejamento Tributário, um processo normalmente realizado por um contador. Ele vai analisar a situação em que você se encaixa e te orientar a optar pelo regime tributário com menor carga de tributos.

Lucro Real

CLIQUE e baixe o ebook!

É o regime tributário que vai definir qual será a incidência de impostos em uma determinada empresa. No caso do Lucro Real, por exemplo, é considerado todo o lucro que uma organização teve, proveniente de todas as receitas, custos e despesas. Em suma, o Lucro Real faz com que você page impostos que sejam referentes aos resultados efetivos do ano.

É o mais complexo e burocrático, já que te obriga a apresentar inúmeras demonstrações contábeis para a Receita Federal realizar uma validação.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é mais simples e de maior entendimento do que o Lucro Real, pois não trabalha com os resultados reais da empresa, e sim com uma espécie de estimativa. Para funcionar é preciso estimar uma taxa de lucro para o período. Os impostos pagos serão referentes a esta porcentagem, mas a estimativa pode ser mais baixa que o lucro, o que é vantajoso.

Simples Nacional

O Simples Nacional é um programa que foi criado em 2007 com o objetivo de tornar a vida contábil dos micro e pequenos empreendedores mais simples e fácil. Quem opta pelo SN tem a possibilidade de pagar os oito tributos principais da empresa em uma guia só. Porém, só empresas com receita bruta de até 4,8 milhões de reais podem participar.

Os MEIs, também conhecidos como Microempreendedores Individuais automaticamente se enquadram no Simples Nacional.

Agora que você já tem as informações cruciais para criar sua empresa, que tal começar? Confira mais alguns artigos sobre empreendedorismo e faça sucesso!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *