Registro INPI: o Que É e Por Que Preciso Dele?

Saiba o que é o registro INPI e por que você deve fazê-lo

Os números dos novos empreendimentos no Brasil crescem constantemente! E quem me garante, aliás, quem te garante que, diante de tantas novas empresas, nenhuma será como a sua, nenhuma terá o seu nome, ou o seu logo, a sua marca? A verdade é que não dá para ter certeza disso, a não ser que você tenha o registro INPI.

Mas afinal, o que é o registro INPI?

É bem simples! Ele é um documento que garante a exclusividade da sua marca. Porém, não se limita a isso. O registro INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial é muito utilizado para patentear produtos, por exemplo, e também pode ser feito para garantir a propriedade nos casos abaixo:

Marca

Inclui produtos, serviço e logotipo de identidade.

Patente

Para a criação de novas tecnologias, tanto para produtos ou processos, além de melhorias no uso ou fabricação de alguns objetos.

Desenho industrial

Para a criação de novos modelos de objetos já conhecidos. Como um novo e único modelo de carro, por exemplo.

Indicação geográfica

Usada quando é importante e necessário fazer a ligação de um produto ou serviço com o seu local de origem.

Programa de computador

Para quando se cria um novo programa de computador e você quer o registro do código-fonte ou código-objeto.

Topografia de circuitos

Destinado às imagens das camadas de um circuito integrado, ou seja, um chip.

Transferência de tecnologia

É exatamente o que o nome diz, mas também é destinado para uso de marca, licenciamento de patentes, entre outras situações.

Informação tecnológica

Para registrar as tecnologias e rotas usadas naquilo que já foi patenteado, o que é ótimo para evitar similaridades e estimular a criação.

Saiba por que você precisa do registro INPI

Confira as vantagens de ter o registro INPI

Muitos empreendedores pensam que isso é bobagem e que não há necessidade de fazer um registro INPI para marcas. Porém, preciso te alertar que esse pensamento não está certo! Veja meu argumento:

Exclusividade

É somente com esse registro que você vai garantir a propriedade e o uso exclusivo da sua marca pelo período de dez anos. Ou seja, essa é uma maneira de evitar que o seu negócio seja “copiado”, já que o registro INPI impedirá outras empresas de usarem e registrarem o mesmo nome, logo e os mesmos produtos e serviços que você comercializa.

Segurança

Veja esse registro como um comprovante de que você tem direito sob tudo que está ligado à identidade da empresa que criou. E, principalmente, tenha isso para proteger todo o seu trabalho e investimento. Se necessário, saiba como funciona a consultoria de marcas e patentes, mas tenha o seu INPI.

Para continuar com esses direitos por mais de 10 anos, só é preciso renovar o registro ao fim da validade.

Agora que já sabe o que é o registro INPI, assine nossa newsletter, ao final desta página, e garanta também o recebimento de ótimas informações e grandes sacadas para o seu negócio!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *