Quais as Boas Práticas Para Um Bom Atendimento ao Cliente Via WhatsApp?

A prática do atendimento ao cliente via WhatsApp já é uma realidade bastante utilizada nas empresas. O aplicativo tornou-se um dos meios de comunicação de maior acesso, por conta de sua praticidade e rapidez. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não utilize a ferramenta para se comunicar.

Como realizar um atendimento ao cliente via WhatsApp?

Para proporcionar um bom atendimento ao cliente via WhatsApp é necessário que você tenha um colaborador responsável por isso, para dar atenção total ao app.

Ao abrir este canal facilitador, saiba que terá que ter um comportamento adequado e uma boa comunicação. Algumas boas práticas para realizar um atendimento eficaz por meio da plataforma são:

  • • não deixe os clientes sem resposta;
  • • seja objetivo e assertivo em suas respostas, mas sem parecer “curto e grosso”;
  • • transpareça simpatia nas conversas e esteja disposto a ajudar no que for preciso;
  • • responda-os prontamente, evitando deixá-lo esperando por longos períodos. Por ser um app que permite conversar em tempo real, isso pode prejudicar a visão do seu negócio com o cliente;
  • • dê informações precisas e, caso não saiba a resposta para alguma dúvida levantada no app, avise que irá averiguar e peça para a pessoa aguardar;
  • conheça bem seu público-alvo e use uma linguagem adequada para tal. Na internet, é muito comum o uso de gírias, emoticons e abreviações. Caso esteja de acordo com o perfil de seus clientes, pode utilizar para obter aproximação;
  • • você pode usar o meio para enviar conteúdos como dicas rápidas relacionadas ao seu segmento.

Lembre-se de que você deve utilizar aquele número do WhatsApp apenas para cunho profissional. Além disso, não deixe que a tecnologia tome todo o seu tempo. O aplicativo deve ficar ligado apenas em horário de trabalho, durante sua jornada. Não use a ferramenta após o encerramento das atividades, pois isso irá prejudicar sua qualidade de vida.

Por isso, é importante ter um aparelho diferente para realizar o atendimento ao cliente via WhatsApp. Não misture com o seu pessoal!

Para que usar o WhatsApp para atender clientes?

Você pode utilizar o WhatsApp para:

  • • assuntos breves e pontuais;
  • • como um meio de tirar dúvidas;
  • • marcar consultas (caso seja um consultório, por exemplo);
  • realizar vendas e pedidos;
  • • comercializar produtos;
  • • recolher feedback dos clientes;
  • • fidelizar a clientela;
  • • enviar convites especiais e/ou promoções;
  • • usar como ferramenta de marketing;
  • • encaminhar comunicados gerais, como mudanças de endereço, alteração de horário de funcionamento, entre outros;
  • fazer listas de transmissão;
  • • entre outros.

Gostou de conferir as funcionalidades e boas práticas de como fazer um atendimento ao cliente via WhatsApp? Planeje-se e implante já esta novidade em sua empresa!

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