Você não precisa ser um escritor para publicar um livro (ganhe autoridade)

como publicar livro escolher editora

Não tem erro para conseguir atingir o sucesso, não é mesmo? Basta você ter uma grande ideia, criar algo a partir dela, lançar isso no mercado e esperar os bons frutos. De fato, pode dar certo, mas com essa modelo você depende demais da sorte.

Mesmo que você tenha um grande conhecimento e até mesmo crie um excelente produto, é possível fracassar.

Se ninguém sabe que você e suas ideias existem, suas chances de sucesso serão pequenas. Criar uma audiência e, principalmente, ser capaz de se relacionar com essa audiência é algo primordial para o sucesso de seu negócio.

E você sabe qual é uma das melhores maneiras de criar um relacionamento profundo com o seu público? Através dos livros.

O entrevistado de hoje é Reid Tracy, CEO da Hay House, uma das maiores editoras de livros de autoajuda do mundo, que vendeu mais de 60 milhões livros somente nos EUA.

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

Neste texto

– Por que escrever um livro pode alavancar os seus negócios e carreira

– O que é preciso para escrever um livro (mesmo que você não seja bom com português)

– Como publicar um livro

A vantagem dos livros na criação de relacionamento

O livro pode ser uma ferramenta antiga de comunicação, mas ele ainda continua em alta, seja em sua forma física ou na versão digital.

Um bom livro pode ser consumido em qualquer lugar: na fila do banco, no transporte público, ou no conforto de sua casa.

Você pode até não gostar muito de ler, mas é muito provável que já tenha lido algo enquanto estava deitado em sua cama.

Esse é o nível máximo de intimidade que você consegue criar com o autor do livro, afinal de contas, você está na sua cama consumindo as ideias daquela pessoa, e isso gera uma conexão muito forte.

Sabe quando uma pessoa lê tanto que consegue se lembrar das frases escritas em um livro melhor do que o próprio autor? Isso é mais um exemplo de um relacionamento que deu certo…

Vale lembrar que autores de livros de sucesso são constantemente chamados para participar de debates, palestras e outros eventos, aumentando a autoridade e ganhando cachê.

Sabe qual é o melhor disso tudo? Você não precisa ser um escritor para ter um livo publicado.

Você não precisa saber como escrever um livro

CLIQUE e baixe o ebook!

Isso significa que você vai publicar um livro sem fazer nada?

Não, justamente pelo contrário. Você terá que produzir muito conteúdo, que será transformado em texto por outra pessoa, o famoso Ghost Writer.

Segundo Reid, isso é algo bastante comum, principalmente com livros de autoajuda, pois ser capaz de ter boas ideias e ensinamentos não significa que você também é bom com produção de texto.

E como funciona o processo de criação do conteúdo?

Existem várias maneiras. Uma bastante comum é a gravação de seminários, cujo conteúdo é sintetizado e transcrito pelo ghost writer.

Mas você ainda precisa definir um ponto muito importante: seu livro será uma autopublicação ou será publicado por uma editora?

Qual é a melhor maneira de publicar um livro?

Reid acredita que contar com o apoio de uma editora é fundamental, mas ele diz que a autopublicação também pode ser muito vantajosa por alguns motivos:

Ela costuma ser mais rápida

Reid diz que as editoras seguem vários procedimentos, e o resultado disso é que qualquer livro demora pelo menos 1 ano para ser lançado. Por isso, se você têm pressa para lançar algo, a autopublicação é o caminho mais indicado.

Quando você não encontra uma editora que lhe agrade

Isso pode acontecer, e para não adiar ainda mais o lançamento de seu livro, a saída é se virar sozinho.

Critérios de venda e divulgação

Se você planeja e é capaz de ser o responsável pelas vendas e pela divulgação do livro, autopublicar é a melhor opção. Dessa forma você terá uma parcela bem maior dos lucros.

Mas e quais seriam as vantagens de publicar com uma editora?

Reid fala que, principalmente no Brasil, onde serviços como a Amazon – que permite a publicação de E-books – não são tão populares, as editoras possuem o grande papel de levar o seu livro até a vitrine.

A seguir, as vantagens de trabalhar com uma editora:

Edição feita por profissionais

O primeiro contato que o leitor terá com o seu livro é através da capa. Você não pode pedir para que o seu primo que “entende de photoshop” seja o responsável por algo tão crucial.

O mesmo vale para a diagramação do seu livro, que deve seguir vários parâmetros e diretrizes para que ele seja impresso com a maior qualidade possível.

A escolha do título e a própria segmentação do assunto são muito importantes para o sucesso da obra, e um editor será encarregado de auxiliar todo esse processo.

Em suma, editoras possuem uma equipe de profissionais qualificada para a produção do seu livro.

Negociação com as livrarias e demais lojas

Sem as editoras você terá que negociar com cada livraria para conseguir um espaço na prateleira. Além de ser muito trabalhoso, conseguir fechar com uma loja é mais difícil sem ter o apoio de uma editora.

Armazenamento e logística dos livros

A não ser que você tenha galpões, sem uma editora os seus livros precisarão ser guardados em sua garagem.

Além de ter que se certificar de que eles estão armazenados em boas condições de conservação, você terá que cuidar até mesmo da logística de distribuição para as lojas, o que é algo burocrático e bem trabalhoso.

Controlar estoque, negociar o frete, entre outras tarefas do gênero farão parte da sua rotina se você não tiver o apoio de uma editora.

O que é preciso para publicar um livro?

Durante uma conversa que antecedeu a entrevista, Reid disse a Erico que somente ter uma boa ideia nem sempre é suficiente para que você possa publicar um livro.

As editoras querem saber qual é a sua plataforma, algo que na linguagem delas significa: quem é a sua audiência.

Se você possui uma lista de emails, um grande número de seguidores nas redes sociais, ou mesmo uma grande quantidade de inscritos em um canal do youtube, significa que você terá a capacidade de divulgar esse livro com sucesso.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Mas a editora não é a grande responsável pelas vendas de seu livro?

Segundo Reid, não. Ele acredita que a editora é a grande responsável por fazer os seus livros entrarem nas lojas.

O autor seria o responsável por fazer os livros saírem das lojas nas mãos do consumidor. Afinal de contas, a editora pode ser muito boa e até mesmo investir em campanhas de marketing, mas o conteúdo precisa ser bom para que o público dê uma resposta positiva.

Qual caminho devo seguir? Editora ou autopublicação?

Se você já levou em consideração os prós e contras já citados e mesmo assim ainda não conseguiu chegar a um resultado, Reid dá uma dica. Às vezes a autopublicação serve como uma prova de que você tem potencial. Se você faz tudo sem a ajuda de uma editora e ainda consegue vender 5 mil livros em 6 meses, significa que com o apoio profissional você seria capaz de alcançar número ainda maiores.

Para as editoras isso é muito bom, pois ao firmar um contrato com um profissional que conseguiu esse resultado sozinho eles estão diminuindo o risco de investimento.

Afinal de contas, se você investe em algo que já está dando certo, as chances de acontecer algo errado são menores.

Acha impossível escrever um livro em 3 semanas?

Recapitulando

– Escrever um livro aumenta a sua autoridade e é uma boa maneira de estabelecer uma conexão com a sua audiência

– Não é preciso saber escrever para ser autor de livros

– Qual a melhor maneira de publicar um livro

Fórmula de Lançamento Erico Rocha

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “Você não precisa ser um escritor para publicar um livro (ganhe autoridade)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *