A Profissão Mais Desafiante do Mundo: Quanto Ganha um Empresário?

quanto ganha um empresário

Você sabe quanto ganha um empresário? Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem está gerindo há pouco tempo ou deseja abrir um negócio. Tudo isso porque o empreendedorismo atualmente é visto como sinônimo de status.

Já antecipo que a resposta para essa pergunta dependerá bastante da atividade e do tempo de mercado de cada profissional. Afinal, determinar o salário do dono do negócio e de seus sócios requer um bom planejamento. Saiba mais sobre a profissão mais desafiante do mundo!

Como definir o salário de um empreendedor?

Além do planejamento, como citei no início da nossa conversa, determinar o salário do empreendedor depende de fatores que são bastante específicos. O salário sai da receita do empreendimento e, por isso, não deve desfalcar a parte de investimentos. Essa é uma das questões primordiais e que influenciam no sucesso do negócio.

CLIQUE e baixe o ebook!

De modo geral, são retirados o pró-labore (termo latino que significa literalmente “pelo trabalho” e define a remuneração do empresário) e a proporção do resultado financeiro da receita. Mas, o negócio precisa de reinvestimentos para crescer. O ideal é definir o valor antes mesmo que a empresa comece a gerar lucros, principalmente se contar com sócios. À medida que ela prospera, esse valor também pode aumentar.

O que é mais importante: o salário ou o reinvestimento?

Se você está considerando somente quanto ganha um empresário para começar seu próprio negócio, é melhor repensar. Como eu disse, você não ficará com toda a receita gerada. Na verdade, se quiser que sua empresa prospere e dê mais lucro, terá que reinvestir grande parcela da quantidade obtida.

Empresários que não seguem essa regra básica cometem um dos erros que mais quebram negócios: confundir finanças pessoais com finanças da empresa. Portanto, até mesmo os donos trabalham pela empresa e têm remuneração.

Como é feito o cálculo do pró-labore?

Saber quanto ganha um empresário envolve o conhecimento sobre o cálculo do pré-labore. Têm direito ao pró-labore todos que possuem função administrativa na empresa (donos e sócios). O primeiro passo para calcular o valor é definir quais são essas pessoas em seu negócio. Mas, atenção: sócios que não participam da gestão somente usufruem de participação nos lucros e outras bonificações semelhantes.

Assim como outro salário, sobre o pró-labore também incidem impostos: 11% de INSS e até 27,5% de IRRF na remuneração do sócio; 20% de INSS para as empresas — exceto as participantes do SIMPLES e as exoneradas dessa tributação conforme a legislação. A vantagem dessa cobrança é que os empresários podem se aposentar.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Quando a remuneração é feita pela divisão dos lucros — o que acontece quando os sócios são apenas investidores — essa conta pode ficar complicada e requer mais atenção. Você deve listar todas essas pessoas e pagá-las de acordo com o valor de mercado. Para isso, pode seguir a mesma regra dos pagamentos dos funcionários: quinzenal ou mensal.

Portanto, quanto ganha um empresário dependerá do lucro e da parcela retirada para o pró-labore. Aprimore os seus conhecimentos acerca do assunto e baixe o e-book: “10 hábitos do empreendedor de sucesso“. Boa leitura!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “A Profissão Mais Desafiante do Mundo: Quanto Ganha um Empresário?”

  1. Ser empreendedor ´se libertar de muitas coisas, do sistema, do horário, etc.. um lado ruim de ser empreendedor ainda pequeno é que nem sempre se tem certeza do que vai receber no final do mês. Ótimo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *