O Que é SQL e Para Que Serve a Linguagem?

O Que é SQL e Para Que Serve a Linguagem?

Para entender o que é SQL, antes, é bom ter consciência da importância de um banco de dados para empresas, principalmente e-commerces. Afinal, é pelo banco de dados que o empresário poderá consultar dados de compra, venda, estoque, informações fornecidas pelos clientes, pagamentos e tudo o mais. Uma das linguagens que configuram esse banco é a SQL.

Se, ao ler “linguagem de programação”, você já pensou em algo muito complicado, é só continuar lendo este artigo para esclarecer suas dúvidas e saber da importância dessa linguagem para seu negócio on-line. Aqui você irá descobrir:

  • – o que é SQL;
  • – por que a linguagem SQL é importante para uma empresa;
  • – qual a relação do SGBD e SQ;
  • – que tipo de profissional trabalha com SQL.

O que é SQL

SQL é a abreviação de Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada. De modo resumido e técnico, é uma linguagem de programação que possibilita a manipulação dos dados em um banco relacional – um tipo de banco que permite a relação de informações em tabelas, integrando-as de forma mais completa.

Sempre que alguém entra em uma loja virtual, por exemplo, irá acessar uma diversidade de páginas, efetuar o login e cadastro e incluir e excluir produtos do carrinho de compras. Todas essas informações são salvas por um banco de dados relacional.

A linguagem foi desenvolvida em 1970 por profissionais da IBM, empresa de tecnologia americana e, mesmo sendo antiga, ainda é uma das mais utilizadas para criação de banco de dados. Isso porque muitos programadores a consideram uma das mais simples.

Por que a linguagem SQL é importante para uma empresa? Veja para que ela serve!

A linguagem SQL é importante para que os dados de um site possam ser manipulados, permitindo que você consulte compras feitas na sua loja on-line, inclua e exclua produtos disponíveis para venda e crie páginas de departamentos, como categorias dos produtos de uma forma interligada.

Na verdade, o que importa para empreendedores e gestores, além de entender o que é SQL, é saber que sem esse tipo de linguagem não há um banco de dados funcional. E sem um banco de dados, seu negócio pode perder grandes benefícios, como:

  • – melhores tomadas de decisão baseadas nos dados da empresa;
  • – clientes e funcionários;
  • – processos internos mais claros e detalhados;
  • – apresentação de novos projetos, serviços e produtos com base na tabela de dados relacionados;
  • – qualidade do atendimento;
  • – mensuração dos resultados das ações de marketing;
  • – atendimento personalizado, resultando em uma melhor experiência para o usuário;
  • – melhor gerenciamento do negócio de modo geral.

Todos esses benefícios se resumem a métricas e, consequentemente, insights que podem ajudar na evolução do seu negócio.

A relação do SGBD e SQL

Um sistema de gerenciamento de banco de dados (ou SGBD) é um programa gerenciador de dados que usa como base a linguagem de programação SQL.

A própria Microsoft, por exemplo, lançou um SGBD próprio em 1988, o SQL Server. Ele possui versões pagas e gratuitas e é um dos mais usados no mundo todo, assim como os sistemas Oracle e MySQL.

Saiba qual é o profissional que trabalha com SQL

Se você entendeu o que é SQL e por que ela é tão importante em um negócio digital, é legal que saiba como trabalhar com essa tecnologia, ou seja, o tipo de profissional que pode elaborar um banco de dados 100% focado nos objetivos e necessidades da sua empresa.

Existe uma variedade de grandes empresas de tecnologia que elaboram bancos de dados sob medida. Elas, inclusive, apoiam a empresa desde a criação do e-commerce, orientando o melhor modelo de catálogo, por exemplo.

Um profissional que entende muito bem o que é SQL é o administrador de banco de dados (DBA). Ele é responsável pela administração desse sistema desde sua instalação, até atualizações, assim como segurança, manutenção e backups.

Mas atenção: esse é um serviço que exige um bom conhecimento técnico, por isso, se o seu negócio estiver no começo e não houver segurança o suficiente para contratar um profissional “avulso”, o indicado mesmo é contar com uma empresa de tecnologia.

Conclusão

Neste artigo você entendeu o que é SQL, onde essa linguagem entra quando falamos de bancos de dados e, principalmente, por que o banco de dados bem estruturado é tão essencial para negócios que querem se destacar no mercado.

Agora que você já sabe como a tecnologia auxilia no melhor controle de processos e informações da sua empresa, não deixe de continuar acompanhando a Ignição Digital para mais artigos e dicas como essa!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Além disso, eu estou liberando para quem não é aluno da Fórmula de Lançamento participar. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: fazer você acelerar a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *