O que é UX, Qual a Importância e Como Usar Para Vender Mais?

O que é UX, Qual a Importância e Como Usar Para Vender Mais?

Se você não sabe o que é UX, pode estar perdendo muitas visitas ao seu site, aumentando sua taxa de rejeição e até deixando de fazer várias vendas e prospectar leads.

Isso porque o UX Design é um conceito realmente matador para encantar seus visitantes!

Quer saber como ele funciona e como você pode usar esses benefícios para vender mais? Confira, então, as dicas que separamos neste artigo.

 O que é UX?

O que é UX Design se refere ao “desenho da experiência do usuário”. Achou estranho? O termo vem do inglês: user experience (UX).

Esse conceito envolve muito a maneira como o usuário interage com seu site, desde a posição dos botões até onde estão as imagens na página.

O UX deve ser totalmente focado no usuário e fazê-lo se sentir praticamente em casa dentro das páginas da sua empresa.

Se você já ouviu falar de UI, é importante entender que eles são diferentes!

O UI design diz respeito à interface do usuário, e não à experiência. Ambos andam unidos, mas são conceitos distintos.

Pense assim: o UI é o conjunto de lápis, borracha e tinta. O que é UX, por sua vez, é a sensação que o usuário tem ao conseguir pintar com todos esses apetrechos. Entendeu?

Porque você precisa pensar e investir em UX?

É frustrante entrar em um site e simplesmente não conseguir encontrar aquilo que você quer, não é? 

Um menu mal feito, um botão no lugar errado, imagens que cobrem palavras, links que não são claros, enfim, mil detalhes que podem fazer com que você simplesmente desista de tentar.

O que é UX, Qual a Importância e Como Usar Para Vender Mais?

UX ruim é um grande problema de diversos sites hoje, e cada vez mais o usuário exige uma navegação tranquila e sem interferências, para encontrar facilmente aquilo que deseja.

Você e seu usuário são pessoas diferentes

Entender o que é UX é também parar para compreender um pouco sobre empatia em termos de desenvolvimento.

Não é porque você sabe fazer um bolo com uma receita sua que outra pessoa, quando for comer, vai saber exatamente o que tem lá.

O mesmo vale no caso da UX. Você precisa pensar como os visitantes que você quer ter em seu site! Somente dessa maneira poderá resolver os problemas e oferecer uma navegação realmente agradável e intuitiva.

Explore seu site ao máximo, faça testes com todos e arrume qualquer ponta solta para entregar o melhor a quem acessa seus conteúdos e atrair visitantes!

Sites inutilizáveis geram rejeição

A taxa de rejeição é uma questão complicada e pode fazer seu site literalmente despencar no rankeamento dos buscadores. Ela é medida, principalmente, pelo tempo que o usuário passa em uma página.

Para evitar que seu visitante desista de navegar pelo seu site, ele precisa estar confortável e encontrando tudo o que quiser, correto? Mais uma razão para investir em UX!

Ao se deparar com uma boa experiência de navegação, não haverá razão nenhuma para o usuário desejar sair de seu site, a não ser que ele realmente não encontre o que procurava.

Porém, nesse caso, ele provavelmente não era o público ideal para sua página!

Como UX pode te ajudar a vender mais?

Agora que você já sabe o que é UX, provavelmente você quer saber como isso vai te ajudar a aumentar suas vendas.

Além do fato de que, com um bom site, os usuários vão ter mais facilidade para encontrar os itens e, consequentemente, realizar compras, existem ainda outros detalhes que podem influenciar diretamente em suas vendas.

Otimização do trabalho de desenvolvimento

O trabalho do desenvolvimento de seu site pode parecer totalmente isolado de um aumento nas vendas, mas na verdade ele está interligado.

Isso porque, para simplificar a vida do usuário, toda a equipe precisa trabalhar para entregar algo mais…simples (parece óbvio, não?)! Sendo assim, ao focar em UX, os desenvolvedores terão ideias mais assertivas e a aplicação delas será mais rápida, por causa da simplicidade dos sistemas.

A prática é positiva e poupa tempo, além dos recursos, já que tudo deverá ser, acima de tudo, básico (sem deixar de lado a beleza e estabilidade dos recursos, é claro).

Assim, tudo abrirá mais rápido no site e funcionará mais como o cliente espera, gerando uma sensação melhor e estimulando a compra pelo seu site e não pela concorrência.

Competitividade

Pelo fato de UX ser, hoje, muito comum, é provável que outras empresas de seu segmento já trabalhem com o conceito. Ou seja, se você ainda não pensa nisso, está para trás.

E o pior é que, além de você estar alguns passos atrás do mercado, você ainda pode perder vendas simplesmente porque o seu site é muito difícil de navegar.

A experiência do usuário, hoje, é mais do que um pequeno adendo ao seu sistema. É praticamente uma obrigação ter, por exemplo, um site totalmente acessível em qualquer computador e no celular!

Pense que, se o seu site não é responsivo e alguém quer comprar o que você vende, se for acessar pelo celular, não irá conseguir. E lá se vai outra venda perdida…

Agora que você entendeu o que é UX, aplique-a às suas páginas e insira esse conceito em suas próximas etapas de desenvolvimento. Empatia é tudo no mercado de hoje. Leve isso em conta!

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