O Que é Clipping e Como Usar Para Compor Suas Estratégias?

entenda o que é clipping e como isso pode ser útil para a sua empresa

Independentemente do setor em que você atue, é possível que já tenha se perguntado sobre o que é clipping. O termo, que vem do inglês “clip” e significa recorte, se refere a um relatório de matérias jornalísticas sobre uma empresa, pessoa ou entidade. 

A vantagem de contratar ou fazer esse serviço internamente é saber como o seu negócio está sendo visto. Entenda melhor qual é a função do clipping nos dias atuais e como usá-lo nas suas estratégias!

Neste artigo você saberá: 

  • • o que é clipping; 
  • •vantagens de coletar as informações;
  • •como usar essa estratégia. 

O que é clipping?

Para entender o que é clipping e a importância dele é bastante simples. Imagine que você tivesse que ler todos os jornais, revistas e portais de notícias para saber se algum citou a sua empresa. 

Obviamente, isso demandaria muito tempo — já que novas matérias são veiculadas a todo instante. Porém, você pode contratar um profissional ou agência apenas para fazer esse monitoramento, ou seja, o clipping. 

Antes, o clipping era realizado de maneira manual. As empresas de comunicação tinham que comprar as revistas e jornais, ler todos os conteúdos e selecionar os trechos importantes para enviar aos clientes. 

A internet mudou essa realidade. Agora é possível utilizar algumas ferramentas on-line para fazer as buscas, o que ajuda a otimizar o tempo. Por sua vez, os profissionais têm um papel cada vez estratégico, pois analisam o impacto que cada matéria tem. 

Vantagens de coletar as informações veiculadas de sua empresa

Como todos sabem, a imprensa é uma formadora de opiniões. Então, o que sai na mídia impacta, e muito, na forma que o público enxerga uma marca, personalidade ou empresa. 

Em vista disso, é importante que você saiba, o mais rápido possível, o que as pessoas podem estar falando sobre o seu negócio. Nesse sentido, o clipping é o seu grande aliado. 

Ao monitorar diversos veículos, você pode identificar o começo de uma crise. Assim, pode tomar as medidas necessárias o quanto antes para evitar conflitos. 

Além do mais, por meio do clipping, é possível analisar como o mercado e os seus concorrentes estão se comportando. Dessa forma, pode identificar novas oportunidades e se destacar em seu segmento. 

Outra vantagem é medir o impacto que as ações de comunicação estão tendo. Vale observar, por exemplo, se o posicionamento da marca está adequado com relação ao planejamento estratégico. 

Como usar o clipping nas estratégias?

Existem algumas formas de utilizar o clipping de maneira estratégica. Confira!

Utilize variações do nome

Caso o nome da sua empresa tenha mais de uma palavra, é importante utilizar as variações ao fazer a busca. Assim, você poderá ter um retorno mais volumoso de matérias. 

No entanto, é importante notar que, se o nome do seu negócio for comum, ele pode ser confundido com outro assunto. Por exemplo: se a sua empresa chama Limpa Rápido, a pesquisa pode retornar com textos sobre como limpar rápido a cozinha. 

Mais do que mapear vários canais, é importante saber filtrar o que interessa. Assim, o monitoramento será mais preciso. 

Observe as notícias negativas

Deixar de analisar as notícias negativas é um erro bastante comum. Mesmo que elas tenham informações erradas, é importante avaliar o conteúdo para que os ajustes sejam feitos. 

A sua empresa pode, por exemplo, enviar uma nota de correção para o veículo. Também é importante preparar alguém para dar uma entrevista, se necessário. O que não vale é ignorar as matérias negativas, pois elas podem virar uma bola de neve. 

Monitore a mídia audiovisual

Apesar do avanço da internet, o rádio e a TV ainda têm uma grande importância como formadores de opinião. Por esse motivo, essas mídias não podem ser deixadas de lado. 

Elabore relatórios

Para ter todas as informações de maneira prática, é importante colocá-las em um relatório. Assim, você pode mensurar o número de citações positivas, negativas e identificar oportunidades. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é clipping, percebe como ele é importante para todos os segmentos? Ele ajuda a informar os empreendedores sobre o que a mídia fala sobre a empresa, além de ajudá-los a tomar as medidas no momento certo. 

Quer saber mais sobre estratégias de comunicação para a sua empresa? Continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *