O Que é Eireli ?

o que é eireli e quais benefícios

Você sabe o que é eireli? Para quem não sabe, a eireli ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é um tipo de modalidade empresarial que possibilita a estruturação de uma empresa obtendo apenas um sócio, no caso o próprio proprietário. Esse modelo de negócio foi criado em 2011 para acabar com a exigência da existência de no mínimo dois sócios para a abertura de empresas de sociedade limitada.

Com a nova possibilidade de começar um negócio, muitos pequenos empresários enxergam a eireli como uma maneira segura, pois podem manter suas finanças pessoais independentes, ou seja, em caso de dívidas, as contas serão registradas em nome da empresa e o proprietário não tem seu patrimônio afetado. Você conhece as vantagens e desvantagens de optar pela mobilidade de empreendimento? Para saber mais, continue lendo este artigo!

Afinal, o que é eireli e como funciona?

Após saber o que é eireli, fica mais simples entender como funciona esse modelo de negócio. Como foi dito, a modalidade de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada derrubou a necessidade de existirem dois sócios para que fosse aberta uma empresa de sociedade limitada. A criação da eireli também acabou com a utilização do sócio fictício, antes muito comum. Contudo, alguns fatores devem ser esclarecidos.

Para iniciar uma empresa de modelo eireli é exigido que o empreendedor possua um capital referente a 100 salários mínimos vigentes. Pensando que o salário mínimo atual, 2018, é de 954,00 reais, o valor mínimo de capital social deve ser de 95.400,00 reais. Essa exigência é feita para que exista uma garantia para empregados e fornecedores, principalmente em caso de falência.

Vantagens da Eireli

Ao compreender o que é a eireli e como funciona a modalidade empresarial, logo as vantagens ficam visíveis. Por exemplo, um dos maiores benefícios é o fato dos bens do titular serem completamente independentes dos bens da empresa, ou seja, o empreendedor não é prejudicado em caso de falência do negócio. Outro fator é a não existência de um limite de faturamento, já categoria MEI possuí. Fora isso o proprietário de uma eireli pode escolher entre um dos tipos de tributação e encontrar o mais alinhado com o porte de sua empresa. Sem falar nos incentivos e subsídios do governo.

Desvantagens da Eireli

Analisando todas as exigências para que uma eireli seja aberta, o fator que pode comprometer o início do negócio é o valor de capital inicial, pois pode ser alto para quem está começando. Além disso, quem opta por uma empresa limitada, só pode ser titular de uma. Caso queira abrir outra, necessariamente deve escolher outra modalidade de empreendimento.

Conseguiu sanar suas dúvidas com esse artigo? Entendeu o que é eireli e quais são suas vantagens e desvantagens? Para mais informações como essa, fique sempre atento às novidades do blog Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *