Networking nos negócios: Você precisa criar oportunidades

Você sabe fazer networking nos negócios? Criar uma oportunidade não é tão difícil assim. Saiba que também não é preciso ter dezenas ou centenas de cartões para distribuir. Confira um pouco da experiência pessoal de Erico Rocha, que não usa cartões para fazer negócios.

O melhor jeito de fazer uma conexão com uma pessoa é NÃO ter um cartão.

Como tudo começou

Em junho de 2010, Erico foi para um evento em San Diego. Por conta do fuso-horário, resolveu ir direto para o bar do evento, algo que ele costuma fazer para se manter acordado e organizar o horário biológico. Com pouco tempo conheceu um alemão que também participaria do evento, e não foi preciso muito esforço para que eles começassem a conversar. Durante as conversas, falaram sobre um dos projetos do alemão, uma ferramenta de email marketing.

CLIQUE e baixe o ebook!

Ao final, na hora de trocar contatos, Erico disse que não tinha cartão. Com isso, o outro homem anotou o celular de Erico em sua agenda, e Erico pediu para que ele lhe enviasse um SMS, pois assim os dois poderiam se comunicar livremente. Depois de algum tempo, o novo contato virou um grande parceiro de Erico.

Por que não usar um cartão?

Você certamente deve ter passado por isso: leva dezenas de cartões para um evento, conversa com todo mundo, retorna para casa com vários cartões e… Nunca, ou quase nunca, liga para nenhuma das pessoas. O cartão não é tão pessoal, podendo ser entregue muitas vezes por educação. Anotar um número em seu celular exige um esforço maior, além de um compromisso maior.

Trocar os números então, é como se você estive realmente permitindo que aquela pessoa entre em contato com você. Além disso, não ter cartão não é motivo para você perder um contato. “Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa”. Vale lembrar que o cartão era realmente necessário na época em que as pessoas não possuíam um telefone celular. Hoje, qualquer pessoa tem um ou dois aparelhos, principalmente os empresários.

Veja também: Trabalho em equipe: saiba como montar uma equipe

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

E se a pessoa não quiser anotar o celular?

Segundo Erico, isso é ótimo. E o motivo é bem simples: esse é o primeiro indicador de que você não deve usar o seu tempo com aquela pessoa. Se a conversa que vocês tiveram pessoalmente não foi suficiente para cativar a atenção da pessoa, dificilmente você conseguiria reverter a situação por email ou telefone. Erico ainda ressalta: As maiores parcerias que fechei foram desse jeito.

Conclusão

Não precisa jogar todos os seus cartões no lixo. Nunca se sabe quando um celular pode descarregar, não é mesmo? Tente aplicar essa dica, mesmo que aos poucos, e veja como as outras pessoas reagem a esse tipo de abordagem. Você ficará surpreso com os resultados positivos.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *