Saiba o que é e Como Funciona Desembaraço Aduaneiro

Saiba o que é e Como Funciona Desembaraço Aduaneiro

Quando você importa um determinado produto, a alfândega precisa fazer a liberação de seu pedido quando ele chega em território nacional. É preciso checar se todas as mercadorias estão em situação regular e apenas depois poderá chegar até você. O desembaraço aduaneiro é exatamente esse processo de liberação pelo governo.

É importante lembrar que qualquer tipo de operação tanto de importação, quanto de exportação envolve esse tipo de procedimento. Ele faz parte do dia a dia de centenas de profissionais e empresas e pode ser considerada como a última etapa do processo de importação.

Como funciona o desembaraço aduaneiro?

CLIQUE e baixe o ebook!

O desembaraço aduaneiro funciona da seguinte maneira: você faz seu pedido e ele chega ao Brasil. Produtos que vem de outros países desembarcam na alfândega e entram em uma lista de espera para checar se existem irregularidades nas mercadorias.

Depois de ser cadastrado no sistema do Governo Federal, o pedido é enviado juntamente com um comprovante de importação. Durante o procedimento também serão checados todos os documentos e dados declarados do próprio exportador. Essencialmente, toda essa conferência serve para checar se há coerência entre o que foi recebido e o que foi documentado.

Existem diferentes tipos de desembaraço aduaneiro?

Sim, existem diferentes tipos de desembaraço aduaneiro: o de exportação e o de importação. No primeiro caso, o objetivo é entender que sua empresa tem a autorização para enviar produtos para fora de nosso país. Já o segundo é aquele que explicamos acima, a fim de liberar a entrada legal dos produtos do Brasil.

Entretanto, existem alguns tipos de mercadoria que serão desembaraçadas. São elas:

  • itens considerados nocivos para nossa saúde, para a segurança pública ou ao meio ambiente, por exemplo;
  • mercadorias com crédito tributário pendente;
  • produtos que são alvo de apreensão.

Lembre-se de qualquer produto que entre em nosso país proveniente de outra federação terá que passar por uma análise alfandegária. Do início ao fim, o processo dura no máximo oito dias corridos. É possível contratar uma empresa especializada em desembaraço aduaneiro para te ajudar em processos legais como esses.

Para saber mais sobre temas que, assim como esse, podem te ajudar com seu negócio, não deixe de acompanhar a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *