Cibridismo — O Que é e Como Está Transformando o Marketing Digital

Cibridismo — O Que é e Como Está Transformando o Marketing Digital

É inegável que o universo digital ganhou espaço, tanto na vida pessoal das pessoas quanto na empresas. Ele está tão próximo de todos que existe um termo que representa esse movimento: o cibridismo.

Sendo a união das palavras “cyber” e “híbrido”, o cibridismo significa que o mundo é on-line e off-line. Isso é ótimo e representa muitas oportunidades para os negócios, já que existem vários canais que podem ser usados para atrair a audiência e fazer a divulgação de algo. 

Neste artigo, você irá saber mais sobre: 

  • • o que é cibridismo; 
  • • as vantagens desse conceito;
  • • o que isso significa para o marketing digital.

Boa leitura!

O que é cibridismo?

Para entender melhor o que é cibridismo, basta olhar um pouco para o passado recente. Há trinta anos, a vida de todos era, predominantemente, off-line. Naquela época, os canais de comunicação eram a mídia imprensa, o rádio e a televisão. 

Depois, houve um tempo em que as pessoas utilizavam o computador para se informar e se comunicar. O avanço era nítido, já que um novo meio começava a se propagar: a internet. 

Agora, como boa parte dos indivíduos utiliza o celular todos os dias,não é mais possível determinar quando estão on-line ou não. Não existe mais estar ON ou OFF, pois ON e OFF estão juntos ao mesmo tempo, como afirmou a especialista em marketing digital Martha Gabriel. 

Há vários exemplos do cotidiano que comprovam isso. Muitas pessoas, atualmente, assistem à televisão enquanto mexem no celular para responder mensagens de amigos. Da mesma forma quando alguém visualiza um anúncio na rua e depois procura a empresa na internet. 

Quais são as vantagens de apostar no cibridismo?

Vantagens do cibridismo para o marketing digital

A primeira vantagem de apostar no cibridismo é que essa tendência chegou para ficar. Ela é uma realidade que só tende a se expandir. Ou seja, é mais fácil aumentar o número de pessoas que têm acesso à internet do que a quantidade de pessoas que abandonem a rede. 

Afinal, estar conectado trouxe muitos benefícios a todos. Na internet, é possível solicitar vários serviços de forma rápida, prática e sem sair de casa, como reservar hospedagens em hotéis, alugar carros, pedir comida, marcar consultas médicas e muito mais. Em poucos minutos, o usuário pode até mesmo pagar contas e até fazer transações, sem nem precisar ir a um banco. 

Diante desse cenário, as empresas que já investem no digital tem a ganhar. Como a internet é um meio mais barato, pois não envolve muita estrutura e os canais de anúncios têm valores mais baixos que a mídia off, fica mais fácil expandir o negócio e divulgá-lo para um número maior de pessoas, em menos tempo e com menos investimento. 

Porém, além da grande audiência, existem várias formas de atingir e persuadir o público por meio do marketing digital. 

Como usar o cibridismo no marketing digital?

O cibridismo faz parte da realidade atual de grande parte do mundo, mesmo que as pessoas ainda não saibam que são “cibridas”. 

Alguns comportamentos que demonstram isso são: o vício nas buscas on-line — inclusive para resolver problemas do dia a dia —, vídeos como pílula contra o tédio e o aumento de indicações de produtos e serviços para outras pessoas.

Todas essas situações podem ser aproveitadas pelo marketing digital. Além disso, uma das dicas de ouro nessa área de atuação é conseguir ficar bem posicionado nas buscas do Google. Isso porque é um comportamento do usuário fazer as buscas orgânicas. 

Sendo assim, o indicado é investir em técnicas de SEO, por exemplo. Veja alguns pontos que seu site deve seguir como boas práticas: 

  • • criar conteúdo de qualidade com palavras-chave bastante procuradas;
  • • ter URLs amigáveis;
  • • colocar títulos nas páginas; 
  • • ter meta description; 
  • • criar um sitemap; 
  • • fazer linkagens internas dentro do seu próprio site; 
  • • ter certificação de segurança SSL/HTTPs; 
  • • e muito mais. 

Outro exemplo de como aproveitar o cibridismo no marketing é voltar a atenção para os vídeos. Esse canal é uma realidade que só tende a crescer. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google, o número de visualizações dos conteúdos nesse formato aumentou 165% no Brasil nos últimos cinco anos. 

Juntamente com os podcasts, eles não precisam de atenção exclusiva, o que os faz ser tão interessantes. Os usuários podem consumir os materiais dinâmicos enquanto se deslocam de um lugar a outro ou desempenham alguma atividade — o que é uma característica forte de quem vive no mundo on e off. 

Esses conteúdos podem ser inseridos dentro de uma estratégia de inbound marketing, na etapa de fundo de funil. Como nessa fase o público já está mais consciente, os vídeos e podcasts são mais atraentes para consolidar o relacionamento com a marca. 

Outra característica do cibridismo é a socialização das opiniões e referências individuais. Antes, se alguém consumia algo que gosta, era natural que indicasse para familiares e amigos. 

Na internet, isso ganhou uma proporção muito maior por conta das redes sociais e sites especializados em indicações. Qualquer consumidor pode escrever na rede como foi a experiência em determinado estabelecimento, o que o torna um divulgador de informação. 

Quanto a isso, o marketing pode ser um aliado para melhorar a imagem das empresas nas redes sociais e no próprio site. Afinal, de acordo com pesquisa do CNDL/SPC, 97% dos internautas busca informações na internet antes de fazer uma compra. 

Cibridismo: sociedade conectada no mundo on-line

Conclusão

Como visto, o cibridismo é um termo que se refere à forma que a maioria da população vive atualmente, ou seja, conectada o tempo todo. Não existe mais uma distinção entre o que é on e o que é off, já que a transição entre os dois universos ocorre frequentemente. 

Ver uma fachada de uma loja na rua e depois fazer a busca na internet é um exemplo dessa realidade. Por esse motivo, vale a pena investir em marketing digital, uma vez que a comunicação é essencial para atrair o público. 

Quer saber mais sobre como o consumo está mudando e quais oportunidades você pode aproveitar? Continue lendo os conteúdos da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *