Entenda o Conceito de Cross Socking e Saiba Como Implementar

conceito-de-cross-docking

Donos de e-commerces e comércios sabem que um dos processos que mais demandam tempo e atenção é a logística. Até porque, qualquer erro cometido pode causar a perda de milhares de reais que impactam diretamente no crescimento de seu negócio. Para te ajudar, decidimos fazer um texto sobre o conceito de cross docking e como ele pode te ajudar quando implementado.

Recentemente falamos sobre a importância de escolher uma boa transportadora para e-commerce. Hoje, nos mantemos no assunto para te explicar como o processo de logística é importante. Afinal, eu sei que todo pequeno e-commerce começa em casa e com o crescer da loja virtual, nem todo mundo consegue se organizar o suficiente para entregar a melhor experiência ao consumidor.

Entenda o conceito de cross docking

O conceito de cross docking nada mais é do que a possibilidade de implementar um sistema de redistribuição e organização no seu e-commerce. Por exemplo, o sistema de logística age no momento em que o consumidor faz uma compra. Quando isso acontece o produto é enviado para um centro de distribuição (ou até mesmo armazém) e depois ao cliente. O papel do sistema é o de realizar esse processo de forma automática, o que permite que você não venda o que não possui.

Sei que pode parecer utópico, mas vou dar um exemplo que vai ajudar. Imagine que você sempre administrou seu e-commerce do conforto de sua casa, o negócio começou a crescer e as caixas de produtos estão acumuladas em um canto. Além disso, já aconteceu do consumidor escolher um item que depois você constatou não ter em estoque e ter que cancelar a compra ou pedir ainda mais tempo para entregar.

Por isso, a grande vantagem existente no conceito de cross docking é a chance de permitir que seu cliente receba o que comprou de maneira mais rápida e sem correr o risco de escolher algo que você não tem no momento. Além disso, você também não precisa mais gastar com o aluguel do espaço físico ou liberar um quarto ou o cantinho de sua sala para empilhar caixas.

Como implementar o cross docking

Para implementar o cross docking é preciso que você invista em um ERP específico para e-commerces, treine bem quem vai gerir a ferramenta, saiba negociar com seu fornecedores, tenha consciência de que terá que responder as questões de seus clientes, terceirize o centro de distribuição e realize testes antes de colocar o sistema no ar.

Se você acompanha o Ignição Digital também sabe da importância da razão social de seu negócio. No entanto, se ainda tem dúvidas, fiz um artigo falando exatamente sobre isso. Dá uma olhada!

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e encontre mais informações essenciais para abrir o seu negócio.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *