Diagrama de Pareto: Saiba o Que É e Como Usá-lo

Veja como funciona o diagrama de pareto

Como empreendedor, sempre estou em busca de sacadas e ferramentas que possam favorecer os meus negócios. Certo dia, me deparei com o diagrama de pareto e fiquei surpreso como algo tão simples pode ser tão vantajoso no dia a dia de uma empresa.

Se você ainda não conhece ou não utiliza esse diagrama, confira os detalhes a seguir e diminua os problemas mais recorrentes que possui.

Entenda o diagrama de pareto

Esse diagrama nada mais é do que um gráfico de barras que reúne os problemas e a frequência com que eles ocorrem. A partir desses dados, e de acordo com a urgência das ocorrências, define as prioridades.

O diagrama de pareto também é chamado de “regra 80/20”, pois seu criador, Vilfredo Pareto, foi quem constatou que 80% da riqueza do mundo está nas mãos apenas de 20% da população, ou seja, a maioria dos problemas pode ser solucionada focando em 20% das causas.

Veja como fazer e usar o gráfico na sua empresa

Como segue uma lógica simples, o diagrama de pareto não requer muito trabalho e pode ser feito rapidamente no Microsoft Excel. O maior ponto de atenção vai para as informações que devem ser levantadas. Você vai precisar:

  • definir um tema e um período a ser avaliado (ex.: principais dores do público-alvo em três meses);
  • identificar os problemas (em categorias);
  • saber a frequência das ocorrências.

Com esses dados em mãos, siga os passos a seguir para formar um diagrama de pareto simples:

  1. crie uma coluna no Excel listando todos os problemas encontrados;
  2. ao lado, coloque o número das ocorrências;
  3. ordene as informações de forma decrescente (os problemas mais frequentes vão aparecer primeiro);
  4. some o total;
  5. adicione uma coluna com a porcentagem das ocorrências em relação ao total;
  6. selecione as informações e gere um gráfico no qual as barras representem a porcentagem e a linha corresponda ao número das ocorrências.

Caso ache importante, também pode acrescentar os custos gerados por cada problema ou a gravidade deles. Assim, o diagrama de pareto irá considerar esses pontos na hora de apresentar as suas prioridades.

Tome ações com base no diagrama de pareto

Sempre digo que saber priorizar o que é importante é crucial no empreendedorismo. E o diagrama de pareto faz exatamente isso.

Com esse gráfico é possível saber exatamente em quais problemas focar os esforços e, assim, obter resultados mais significativos. Só não deixe as ocorrências menores totalmente de lado, elas também são relevantes!

Além disso, como o gráfico pode ser usado por todas as equipes e em diferentes tipos de ocorrências, você conseguirá analisar diversos pontos da sua empresa que precisam ser melhorados e tomará um caminho mais rápido rumo ao sucesso.

Aliás, falando nisso, que tal conhecer outras ferramentas que podem favorecer o seu negócio? Continue navegando no meu blog, na seção Gestão e Produtividade, e aprenda muito mais!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *