Como Fazer Segmentação de Clientes?

segmentação de clientes

Ao começarmos a empreender ou montar um negócio próprio, muitas dúvidas começam a surgir, e dentre elas uma das primeiras é como fazer a segmentação de clientes. Fazer uma segmentação correta de público traz diversas vantagens ao modelo de negócio, seja ele qual for.

Se você também precisa fazer uma segmentação de clientes, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, veja este artigo que preparei com as melhores dicas!

Entenda o motivo da segmentação de clientes

Fazer uma segmentação correta de público traz diversas vantagens para o negócio, veja como:

Conhecer meu cliente é importante?

A palavra segmentação (do inglês “targeting”) vem justamente dessa necessidade intrínseca que todo comércio tem. Que é justamente saber que tipo de público ele irá atender e consequentemente traçar suas estratégias pautadas naquelas informações obtidas, então a resposta é completamente SIM.

Conhecer o seu cliente mais que superficialmente é uma das coisas essenciais que todo empreendedor deve estar ciente que deve fazer para conseguir melhorar seu negócio de uma forma geral, segmentar para crescer é uma das coisas que devem estar em sua mente, cada grupo de pessoas têm hábitos e vontades diversificadas e não é só a respeito desses dados que podemos segmentar os clientes de forma correta.

O que é a segmentação de clientes e por que preciso fazer uma?

Uma segmentação nada mais é do que um estudo com diversas informações relevantes ao perfil de seu consumidor. Como também informações relacionadas ao âmbito e local que ele está atuando, com isso podemos mapear com clareza as 3 principais vertentes do mercado:

1. O mercado consumidor, representa os clientes que irão adquirir seus produtos/serviços. E esses dados só podem ser obtidos através de pesquisas e podem variar de maneira bem curiosa de acordo com diferentes fatores como: cultura, localização, idade etc.

2. O mercado concorrente, representa quem produz e vende produtos/serviços iguais ou semelhantes ao que você planeja vender. Fique atento em características relacionadas à qualidade, preço, acabamento, durabilidade, qualidade de atendimento etc.

3. O mercado fornecedor, representa tudo que oferece coisas relacionadas a manutenção e necessárias para a dar andamento ao seu negócio, equipamento, embalagens, matéria-prima etc.

Como traçar um perfil para os clientes?

Saber exatamente quantos consumidores nos podemos chegar a atender é essencial. Quando falamos de um negócio físico, uma loja, uma farmácia etc. Saber estas estatísticas é muito importante para termos noção antes de inaugurarmos algo. Até para ter certeza que aquele ponto que escolhemos é bom, saber se já não há uma concorrência exagerada para este mesmo local.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog da Ignição Digital você encontra os melhores conteúdos para o seu negócio!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *