Analista de Business Intelligence — A Função Dele Para seu Negócio

analista de business intelligence

Conhecido pela sigla BI, o analista de business intelligence capta dados e ajuda na tomada de decisões. Por meio do trabalho desse profissional, as empresas conseguem identificar custos que podem ser cortados, otimizar a precificação, reagir de forma rápida com relação as demandas do mercado e muito mais. 

Quer entender melhor qual é a importância dessa profissão na atualidade? Neste artigo você verá: 

  • – o que é Business Intelligence?;
  • – para que serve o BI?;
  • – quais profissionais atuam como analista de Business Intelligence?

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence pode ser descrito como o setor que utiliza a tecnologia para obter e analisar dados. Dessa forma, o BI inclui uma série de ferramentas e metodologias que podem ajudar as empresas. 

Como as tecnologias estão sofrendo mudanças rapidamente, sempre há uma novidade para esse segmento. Tanto que, aplicativos são melhorados ou criados, para que possam fornecer informações de forma mais fácil. 

Embora esse conceito esteja popular agora, na verdade, a ideia de negócio inteligente foi criada em 1958, em um artigo de um cientista da computação da IBM. Porém, o BI só ganhou notoriedade na década de 1980, por causa das tecnologias de armazenamento de dados.

Para que serve o BI?

Em um mercado cada vez mais competitivo, quem tem bastante informações sai na frente, principalmente no mundo dos negócios. Dessa forma, o papel do analista de Business Intelligence vem ganhando destaque, devido aos benefícios que proporciona para os negócios. 

Primeiro, por meio da análise de dados, os empreendedores podem conhecer aspectos sobre a própria empresa. Por exemplo: as pessoas que realmente compram o produto podem ser diferentes do que o imaginado. 

O acesso a essas informações também pode reduzir o número de problemas, falhas e riscos para a empresa. Afinal, é possível tomar as decisões no momento certo, antes que haja uma crise. 

Confira outras vantagens que o Business Intelligence garante para negócios de diversos segmentos: 

  • – obtém informações importantes sobre o comportamento dos consumidores;
  • – facilita o acesso e o compartilhamento de dados;
  • – permite identificar perdas no sistema;
  • – identifica oportunidades de compras cruzadas;
  • – possibilita agir de forma rápida. 

Quais profissionais atuam como analista de Business Intelligence?

O interessante dessa área é que diversos profissionais podem atuar como analista de Business Intelligence. Ou seja, não precisa ter uma formação específica, como Ciências da Computação, nem um certificado em especial. 

Em geral, as pessoas que se interessam por BI e acabam migrando para esse setor são formadas em Engenharia, Tecnologia da Informação, Matemática, Publicidade, etc. 

Mais importante do que o curso de graduação, é:

  • – saber coletar os dados das principais ferramentas;
  • – estar sempre se atualizando com as novas tecnologias;
  • – ter boas ideias para apresentações;
  • – entender o mercado em que a empresa está inserida;
  • – comunicar-se com clareza.

Perceba que apenas saber usar os sistemas não basta. Além de extrair os dados, o analista de Business Intelligence precisa compreender o mercado para que possa interpretar as informações coletadas. 

Imagine que o seu negócio atue com turismo. A equipe responsável pelo BI pode observar uma queda de 40% nas vendas para determinado destino. Para muitos, isso pode ser um dado isolado. 

No entanto, se uma análise mais completa for feita, é possível chegar à causa desse comportamento, como aumento da violência na cidade ou algum incidente específico. Em uma situação assim, a sua empresa poderia investir em divulgar outros destinos ou, até mesmo, formas de mostrar as vantagens da localidade que os turistas estão desinteressados. 

Como se percebe, o papel do analista de BI é estratégico e pode fazer toda a diferença para o sucesso da organização. Por isso, essa é uma das profissões que mais tem tido demanda nos últimos anos. 

Conclusão

Neste artigo, você conheceu mais sobre a importância e o que faz um analista de Business Intelligence. Esse profissional traz benefícios para todos os tipos de empresas, por mapear o mercado e encontrar soluções estratégicas para as tomadas de decisões. 

Quer saber mais sobre como a sua empresa pode sair na frente? Veja outros conteúdos da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *