7 Dicas para Criar o Folder Institucional Perfeito

dicas para fazer um folder institucional

Criar um folder institucional é uma excelente ideia para você divulgar o seu negócio. Esse material tem como vantagem ser barato e bastante funcional, além de fácil de ser feito.

Para que você atinja os seus objetivos, é importante tomar alguns cuidados no momento de desenvolver esse folheto. Confira algumas dicas para criar um folder perfeito!

Ao final deste artigo, você já saberá: 

  • o que é um folder institucional; 
  • vantagens de ter um;
  • como criar esse material.

O que é um folder institucional?

O folder é um material impresso com dobras que pode servir para divulgar uma empresa, produto ou promoção. Existem dois tipos: o promocional e o institucional. 

O primeiro é voltado para eventos específicos, enquanto o segundo é direcionado para fortalecer a marca. 

Muitas vezes, o folder é confundido com o flyer, mas eles são diferentes. O folder possui dobras e pode ser feito nos tamanhos A3, A4 e A5. Já o flyer é um papel impresso menor, sem qualquer detalhe específico. Além disso, a gramatura do folder é maior, ou seja, ele é impresso em um papel mais grosso. 

Quais são as vantagens do folder institucional?

Ter um folder institucional é muito importante para a visibilidade da sua empresa. Ele ajuda a representar o seu negócio, ao mesmo tempo em que comunica de maneira clara e objetiva o que você oferece.

Ele pode servir ainda como um material de consulta para quando você não está perto. Se elaborado de maneira criativa e inteligente, ajudará a reforçar a imagem da sua empresa de forma positiva. 

Sem contar que: 

  • é barato produzir um folder institucional; 
  • ele é fácil de criar; 
  • serve como um cartão de visitas para o mercado; 
  • chama a atenção do público. 

Como produzir um folder institucional inesquecível?

Existem diversos aspectos que merecem ser considerados na hora de criar o seu folder institucional. Confira!

1 – Papel

Em geral, as empresas utilizam o papel couché fosco para produzir o folder institucional. A opção com brilho pode não ser a mais adequada, pois dá uma ideia mais de varejo do que de representação da empresa. 

No que se refere à gramatura, o ideal é que ela seja de pelo menos 150 mg/m², para que o material se mantenha firme, sem dobrar com facilidade. 

Já o tamanho irá depender do seu orçamento. O A4, por exemplo, é o que permite o máximo de informações. Porém, é possível optar por um menor. 

2 – Dobras

O folder é um material criativo que pode ser feito de várias formas. Ao usar duas dobras, você tem seis espaços (ou páginas) diferentes para preencher. Caso queira algo mais simples, como um livreto, uma dobra garantirá quatro páginas. 

Não existe uma regra sobre o melhor número para isso. Vale analisar se você tem informações suficientes para o material e como pretende distribui-las. 

3 – Capa

Assim como um livro, a capa de um folder institucional deve ser atraente. Além disso, é importante que essa parte tenha o logo da sua empresa e a sua identidade visual. Vale aproveitar o espaço também para criar uma chamada para a companhia e até um resumo do que a pessoa verá dentro do material. 

4 – Conteúdo

A parte do conteúdo deve contar todas as informações que você irá mostrar para o seu público. Lembre-se de apresentar os diferenciais, missão e valores da empresa. Caso tenha prêmios, certificações e cases de sucesso, vale divulgá-los no material. 

5 – Última aba

A última aba deve ser a mais objetiva possível. Nessa área, é interessante informar apenas o site, telefone e endereço para contato. 

6 – Cores

Para não causar confusão e prejudicar a leitura, prefira usar apenas uma cor nos conteúdos do folder institucional. Até porque as imagens já irão chamar bastante a atenção do leitor. O ideal é usar tons que fazem parte da comunicação visual da sua empresa.

7 – Elementos internos

Desde que não haja exagero, você pode apostar em vários elementos para compor o seu folheto. Imagens, gráficos e ilustrações são ótimos recursos visuais e ajudam a validar a mensagem que você está transmitindo. 

Lembre-se apenas de que eles devem estar em harmonia com a identidade visual do seu negócio. 

Conclusão

Como visto, o folder institucional pode ser um excelente aliado para quem deseja posicionar a marca no mercado. Barato e fácil de fazer, ele é ideal para todos os tipos de negócios. 

Basta ter criatividade e saber organizar as informações para criar um excelente material. Você já criou o seu? 

Para obter mais informações sobre empreendedorismo e marketing, continue na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

One thought on “7 Dicas para Criar o Folder Institucional Perfeito”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *