O Que é 5S? Aumente a Eficiência e Organização No Ambiente De Trabalho

O Que é 5S? Aumente a Eficiência e Organização No Ambiente De Trabalho

Para você que deseja saber o que é 5S, vamos falar sobre o assunto neste artigo. Essa metodologia permite padronizar processos dentro de uma empresa e ajuda a melhorar o ambiente de trabalho. 

Ela proporciona benefícios como:

  • redução de desperdícios; 
  • maior produtividade; 
  • senso de coletividade; 
  • colaboradores mais disciplinados;
  • entre outros.

Saiba mais!

 O que é 5S?

Para saber o que é 5S, você precisa conhecer brevemente sobre a cultura japonesa. Isso porque essa metodologia foi criada no Japão e demonstra muito a forma como eles pensam. 

Por lá, a organização, disciplina e eficiência operacional são essenciais. Desde pequenos, os cidadãos já aprendem que é preciso manter suas coisas no lugar, limpas, agindo pensando no coletivo e com obediência. 

Portanto, os 5S, de maneira geral, conseguem desenvolver esses pontos citados. 

Como falado anteriormente, o 5S é uma metodologia que pode ser aplicada no ambiente de trabalho e também na vida pessoal. O seu principal objetivo é criar uma cultura dentro da empresa, de modo que processos sejam bem definidos e executados. 

Os 5S destrincham-se em: 

  1. seiri — senso de utilização;
  2. seiton — senso de organização;
  3. seiso — senso de limpeza;
  4. seiketsu — senso de padronização;
  5. shitsuke — senso de disciplina.

Para que serve os 5S?

Agora que você entendeu o que é 5S, fica mais fácil compreender para que essa metodologia serve na prática. 

Como falamos, o principal ponto é desenvolver uma cultura organizacional. Ao conseguir esse feito, fica mais fácil ter colaboradores que vestem a camisa da empresa.

Metodologia 5S — Coletividade

Dessa forma, os 5S ajudam a melhorar os processos, aumentar a eficiência das equipes, organizar as demandas, melhorar o rendimento de cada um, proporcionar mais responsabilidade, diminuir falhas, facilitar o pensamento rápido para encontrar soluções e otimizar a produção de tempo e o espaço. 

Como funciona os 5S dentro da empresa?

Não pense que implementar os 5S na empresa será da noite para o dia. Isso será um processo que requer paciência, tentativas e falhas até chegar, finalmente, ao acerto final. 

É claro que o primeiro passo para dar certo é fazer com que todos da organização compreendam o que é o 5S, e como cada ponto irá ajudar em todos os aspectos da empresa.

Você pode começar explicando sobre os 5S e dando exemplos práticos para seus colaboradores compreenderem melhor. Veja:

  • senso de utilização — o primeiro S dessa metodologia fala sobre utilização de recursos. Pense, junto com os colaboradores, formas de reduzir o desperdício de materiais como papel impresso errado; reduzir o espaço com a organização de papeladas que não precisam ficar em cima das mesas; otimizar o tempo gasto com o planejamento de um projeto, etc; 
  • senso de organização a organização é peça fundamental em qualquer empresa, seja ela física ou on-line. É preciso saber separar a papelada, os arquivos nos computadores, organizar o estoque, separar o que precisa ir para o lixo, identificar projetos prioritários, criar prazos para demandas, entre outros; 

Metodologia 5S — Organização

  • senso de limpeza o ambiente no qual trabalhamos precisa ser limpo e confortável, certo? Então, aqui, o ideal é fazer com que cada um entenda e faça sua parte. Dê exemplos como: não deixar lixo espalhado pela mesa ou no chão, recolher o lixo do banheiro quando estiver cheio, passar um pano na bancada após as refeições e não deixar alimentos estragados na geladeira;
  • senso de padronização seguir padrões e processos ajuda a minimizar erros e ainda otimiza o tempo de todos na empresa. Padronize, por exemplo, as etapas que devem ser seguidas para criar um projeto; quais informações devem estar em um e-mail de cobrança; ou, ainda, use listas de checagem para outras tarefas; 
  • senso de disciplina é preciso ser disciplinado para seguir as orientações dentro de uma organização. Para isso, é ideal que os colaboradores sejam instruídos, recebam treinamentos, escutem palestras, leiam livros e sejam incentivados a debater questões entre eles. 

Deu para perceber que os 5S estão ligados. Um depende do outro e é preciso que todos os pontos sejam bem determinados e executados por todas as equipes de uma empresa para dar certo!

Conclusão

Neste artigo você pôde compreender o que é 5S, entendeu o significado de cada um deles e para que eles servem. Conferiu também os benefícios que trazem à instituição e como a organização e padronização pode contribuir para o aumento da eficiência. 

Além disso, viu como o processo pode ser implementado na empresa com alguns exemplos. 

Saiba mais sobre essa metodologia japonesa dos 5S e siga acompanhando os artigos do Ignição Digital para se manter atualizado e ter mais sacadas incríveis como essa para melhorar o desempenho de sua empresa!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *