Será que Vale a Pena Impulsionar Publicação no Facebook?

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Hoje vou falar de um tema que está novamente ligado ao Facebook, mas que eu ainda não tinha abordado: a ação de impulsionar publicação. Quando você faz isso, a publicação escolhida é exibida com mais destaque tanto no feed de notícias, quanto no Instagram. Mas será que vale a pena fazer isso? Vamos analisar juntos!

Maior alcance

Sim, o Facebook possui uma área de propagandas, localizada do lado direito. No entanto, quando você decide clicar em impulsionar publicação, o post em questão vai aparecer no topo do feed de notícias do público escolhido e não no campo de propagandas, como muito pensam. Essa é uma das principais vantagens desse investimento.

Além disso, impulsionar um post é a única forma que você tem de garantir que as pessoas realmente vejam o que foi produzido. Assim você consegue um maior alcance, mais “curtidas” e, consequentemente, maior visibilidade da sua marca. Para se atingir esses objetivos, já fica definido aqui, no início de nossa análise, que o impulsionamento é o melhor caminho, ainda que ele seja pago.

Menor retorno orgânico

Depois que o Facebook criou a opção de impulsionar publicação, é possível notar que está cada vez mais difícil atingir um grande número de pessoas, principalmente para aqueles que estão começando ou que não possuem muitos seguidores. Há estudos e alguns boatos de que o número dos seus fãs e seguidores que veem suas postagens de forma orgânica, fica apenas entre 1% e 3%!

Contudo, antes de julgar o Facebook e achar que esse baixo número de retorno orgânico é estratégico, é preciso ser justo com a Rede. Lembre-se que constantemente ela demonstra grande crescimento e possui mais de 1,6 bilhão de usuários, isso sem falar no número de postagens diárias, o que significa muito mais conteúdo produzido e compartilhado. Então, como garantir que todos vejam tudo? A conta simplesmente não fecha!

Segmentação

O fato de você conseguir segmentar um post ao impulsioná-lo também é uma “mão na roda”! Isso evita, inclusive, desperdício de dinheiro, pois você consegue escolher o público-alvo daquela publicação específica. Dá para direcionar o post para as pessoas que curtiram sua página, para as pessoas que curtiram sua página mais os amigos delas ou até mesmo criar um direcionamento mais detalhado, de acordo com a cidade, o estado e o país, o gênero, a idade, dados demográficos, interesses e comportamentos.

Caso ainda não tenha percebido, isso te dá o poder de criar uma promoção e impulsioná-la apena para um grupo de pessoas, a fim de atraí-las. E olha, esse foi só um exemplo, pois você consegue criar várias estratégias de marketing com as opções que existem dentro do “impulsionar publicação”.

Conclusão:

Embora existam muitas dúvidas polêmicas quanto ao impulsionamento de posts, inclusive com boatos de compras ilegais de “likes”, a analise nos mostra um caminho sem volta: para atingir alguns objetivos dentro do Facebook, é preciso recorrer ao botão impulsionar publicação. Por isso, minha recomendação é que você, se já não o faça, comece a aderir a esse investimento.

Porém, tenha consciência de que, como qualquer outro gasto, esse também deve ser planejado e voltado apenas para publicações que relatem novidades ou que realmente deem algum retorno para a sua empresa.

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