Tudo o Que você Precisa Saber sobre Branded Content

Confira tudo que você precisa saber sobre branded content

Se eu te dissesse que existe um método inovador e muito eficiente de falar da sua marca para os seus consumidores, você gostaria de conhecê-lo? Se a sua resposta foi sim, você está no lugar certo, já que neste artigo vou falar tudo o que você precisa saber sobre o branded content.

O termo, em inglês, gera muitos questionamentos e até confusões. Porém, vale a pena tirar um tempinho do seu dia para entendê-lo melhor e, quem sabe, começar a produzi-lo na sua empresa, a fim de aproximá-la ainda mais dos clientes.

Então, veja algumas rápidas e simples explicações sobre branded content a seguir:

O que é branded content?

Começando pelo básico, podemos dizer o que o branded content é ação que uma empresa tem para promover conteúdos relacionados à sua marca, chegando então à tradução do termo, que em português quer dizer “conteúdo de marca”.

Porém, preciso dizer que não se trata de qualquer tipo de conteúdo. Ele deve ser muito mais elaborado, desenvolvido a partir dos interesses das personas da empresa, precisa ter qualidade e, necessariamente, precisa estar relacionado ao universo, ou seja, ao segmento ao qual a marca está inserida.

Além disso, nesses conteúdos não há apenas a exposição do nome da empresa. Ele tem que ter informações relevantes, com um caráter de diversão e entretenimento para os consumidores, e pode adotar diversos formativos, tanto com campanhas e ações nas mídias sociais, como com a criação de um aplicativo próprio para divulgar conteúdos, por exemplo.

Diferença entre branded content e marketing de conteúdo

Como disse no início, muitas pessoas confundem o conceito de branded content, com o de marketing de conteúdo, que em inglês é chamado de content marketing. Vale a pena, portanto, explicar a diferença.

Embora eu esteja falando de duas estratégias de marketing, que, por sinal, considero ótimas, elas são distintas. E o grande segredo em entender essa distinção, é saber que ambas usam o conteúdo em prol da marca, porém, cada uma faz isso de forma diferente.

Enquanto o marketing de conteúdo é utilizado por vários motivos, também estratégicos, como vender mais ou atrair visitantes para o seu site, por exemplo, a única intenção do branded content é a divulgação da marca, com base no posicionamento dela diante dos consumidores, e com o uso de conteúdos ligados ao entretenimento e à proposta de identidade da empresa.

Outra grande diferença entre essas duas estratégias é que o marketing de conteúdo precisa de um tempo, de médio a longo prazo, para começar a dar resultados, já o branded content, não! Esse último é muito mais temporário e, geralmente, funciona mais quando trata de algo específico, aproveitando os acontecimentos e o “calor do momento”, digamos assim.

Benefícios do branded content

Agora que já sabe um pouco mais sobre branded content, deve estar se perguntando se realmente vale a pena investir nele. Eu diria que sim. Essa pode ser uma estratégia complementar às ações de marketing da sua empresa e, para garantir isso, veja a seguir alguns dos benefícios que essa ação proporciona:

– Faz com que a marca se aproxime dos consumidores, criando vínculos mais fortes;

– Possibilita a explicação de conceitos e valores defendidos pela marca;

– Atrai atenção e gera mais engajamento;

Diferencia a marca da concorrência, fazendo com que ela se torne até referência em determinados assuntos; e

– Faz com que os consumidores se identifiquem com a identidade da marca e não apenas com os produtos.

E então? Conseguiu entender o que é branded content e como ele pode ser importante para a sua marca? Pois saiba que essa é apenas uma das ações que você pode tomar para melhorar as suas estratégias de marketing. Para conhecer outras, assine a newsletter do Ignição Digital e receba novos conteúdos diretamente no seu e-mail. Garanto que você vai gostar!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *